Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Morte e Vida, Vida e Morte - Vida no Limiar da Morte

27/05/2012

Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
Vida no Limiar da Morte
1 | 1
Ampliar

“A morte é um dia a menos” (Dr. Felipe Pfuetzenreiter).

Nos dias 26 e 27 de maio de 2012, pessoas que atuam como agentes solidárias, a nível hospitalar e domiciliar, dos Sínodos Norte e Sul Catarinense se reuniram para refletir sobre os conceitos de Eutanásia, Ortotanásia, Distanásia e Mistanásia.

Não resta dúvida que os temas são muito difíceis e de muita preocupação no dia-a-dia de pessoas fragilizadas. Felipe Pfuetzenreiter, médico intensivista (atua em UTI), apresentou as especificidades de cada uma delas.

A Eutanásia é a antecipação da morte. É a morte apressada, provocada. É a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. É a morte pedida pelo enfermo e, depois, autorizada por processo jurídico.

A Ortotanásia é a boa morte. É a morte natural, sem interferência da Ciência. É a permissão de morte digna ao paciente. É a morte sem sofrimento, uma vez que permite a evolução e o percurso da doença.

A Distanásia é a prática pela qual se prorroga, através de meios artificiais e desproporcionais, a vida de um enfermo incurável. Ela também é conhecida como obstinação terapêutica.

A Mistanásia é a morte que ocorre por causa de acidentes de trânsito; pela fome.

Pfuzenreuter enfatizou os benefícios do atendimento paliativo que visa a qualidade de vida do enfermo até o dia da sua morte. Este atendimento se promove com base no auxílio do campo científico, social, psicológico e espiritual.

O P.Dr. Euler Westphal, por sua vez, refletiu sobre as questões da Bioética; do referido tema nos contextos históricos vividos até aqui; da visão bíblico-teológica da bênção no contexto da dor.

Foi em meio a toda programação que a Diác. Valmi e a Pa. Mayke dirigiram as devocionais. A sra. Frida coordenou os cânticos e a sra. Maria Leoni articulou os momentos de descontração.

Os participantes foram unânimes: Em 2013, se deseja continuar com a “Formação Contínua” na área da Vida no Limiar da Morte e isto, em níveis intersinodais.

Diác. Valmi Ione Becker e Pa. Mayke Marliese Kegel


Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Missão / Nível: Missão - Acompanhamento e consolação
Natureza do Evento: Qualificação
Perfil do Evento: Seminário/fórum/conferência
ID: 14838

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br