Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Paróquia celebra culto com o tema hiv-aids

04/12/2005

culto aids 2005 - 01
culto aids 2005 - 02
culto aids 2005 - 03
culto aids 2005 - 04
1 | 1
Ampliar

No dia 04 de dezembro, 2º Domingo de Advento, o Grupo Parceria da Paróquia do ABCD participou do culto, trazendo uma reflexão sobre o tema HIV-AIDS. O mesmo culto foi celebrado na Igreja Evangélica Luterana de Eimsbüttel-Hamburgo-Alemanha, comunidade parceira da Paróquia ABCD Há mais de 12 anos. Aquela Igreja de Hamburgo escolheu o tema HIV-AIDS para motivar as celebrações e reflexões nos domingos que precedem o Natal. Motivados pelos parceiros de Hamburgo, a Comunidade Luterana do ABCD promoveu uma reflexão sobre os compromissos da Igreja e dos cristãos com a conscientização sobre os perigos da AIDS e sobre a vocação dos cristãos para a prática da solidariedade e do amor. O texto bíblico que fundamentou a reflexão será do Evangelho de João 8.1-11, que relata a resposta de Jesus aos que o colocaram à prova, trazendo o caso do flagrante de adultério.

Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram por causa da AIDS. Em todo o mundo mais de 40 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus HIV. No Brasil, com um dos mais bem sucedidos programas anti-AIDS do mundo, há 600 mil pessoas infectadas. O Ministério brasileiro da Saúde afirma que 400 mil têm acompanhamento médico e cerca de 170 mil recebem medicação gratuita por meio do Programa Nacional de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids.

Desde que foi diagnosticada, esta terrível epidemia matou mais de 25 milhões de pessoas no mundo. Nos países pobres, a imensa maioria dos enfermos que precisa urgentemente de tratamento contra a doença continua sem acesso aos medicamentos. As estatísticas são estarrecedoras: no melhor dos casos, somente uma pessoa em cada dez na África e na Ásia recebem anti-retrovirais. A Índia possui 5,1 milhões de soropositivos, o que transforma aquele país no segundo mais afetado no planeta, atrás apenas da África do Sul.

Esta terrível epidemia exige dos governos, das pessoas e de toda a sociedade várias iniciativas e compromissos. Por exemplo, segundo os infectologistas brasileiros, a quebra das patentes de medicamentos contra o vírus da Aids que ainda não podem ser fabricados no Brasil é fundamental para o controle da doença no país. Dos medicamentos utilizados no tratamento da Aids, apenas quatro deles-- kaletra, efavirens, tenofovir e atazanavir-- ainda não são fabricados no Brasil. Mas só esta iniciativa não é suficiente. É urgente a retomada de conscientização sobre os perigos do vírus da AIDS, sobre os meios de contaminação e sobre os cuidados de prevenção. Conforme relatórios das agências da ONU, aumentam em todo o mundo os casos de AIDS entre as populações pobres e excluídas. Cresce o compromisso de toda a sociedade de criar mecanismos para barrar o crescimento dessa tragédia, especialmente entre as camadas sociais do povo empobrecido, as mais vulneráveis à infecção pelo vírus do HIV. E o mais importante de tudo, para atingir esse objetivo é a prevenção.

Esta questão transformou-se em um tema mundial devido as suas proporções, ao sofrimento, ao perigo que todos correm e devido às formas silenciosas e mais comuns de contaminação, relacionadas ao comportamento sexual das pessoas. Na Alemanha, a Igreja Evangélica Luterana ao Norte do rio Elba, escolheu este tema para estudo e reflexão, nesse tempo de Advento, em todas as suas comunidades. A nossa reflexão recebe a motivação e influência dos nossos parceiros de Hamburgo que integram aquela Igreja. Este é mais um exemplo que indica a necessidade de todos acordarem diante da ameaça da AIDS, também os cristãos, as igrejas. Não é mais possível ficar em silêncio ou virar as costas para esta ameaça. As populações pobres correm perigo, as famílias correm perigo, nossas crianças, adolescentes e jovens são grupos de risco.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br