Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Resilência e Oração - Rute 1.16 - P. Sinodal Marcos Ebeling - 1 de julho de 2020

Oração em Tempos de Coronavírus

01/06/2020

 

Irmãos e irmãs na fé em Cristo.
Você sabe o que é resiliência?
Resiliência é a capacidade que algumas pessoas têm de lidar com problemas, adaptar-se rapidamente a mudanças e dar a volta por cima. Os choques, os traumas e mesmo a pandemia não são tão impactantes na vida delas.
O texto bíblico nos apresenta Rute como uma pessoa resiliente. Rute e Noemi, sua sogra, sofreram várias perdas na família. Rute conseguiu administrar estas perdas, conseguiu ajudar a sogra Noemi e reorganizar sua vida.
Algumas pessoas conseguem lidar bem com a pandemia e perdas. Até parece que não são afetadas. Louvado seja Deus por isso.
Já outras são profundamente atingidas. Sentem-se sufocadas. Presas. Inseguras com o futuro e parecem dominadas por um sentimento de impotência e incapacidade.
Dar-se conta dos limites e buscar ajuda já é um começo de superação. Fale com alguém da família ou um vizinho. Gritar por socorro não tem nada de errado, pelo contrário, é um gesto profundo de fé.
A comunidade também é um belíssimo espaço de encontro e acolhida. As comunidades luteranas exercem o amor e cuidado ao próximo como uma de suas missões.
Também o Sínodo Sudeste e a IECLB, com a ajuda do Centro Social Heliodor Hesse, criaram um espaço de escuta. E você pode por telefone ou por e-mail encontrar na outra ponta da linha alguém com sensibilidade e condições de te ajudar.

Oremos a Deus:
Cristo, nosso Senhor.
Hoje invocamos o teu nome, Senhor, para colocar diante de ti as dificuldades que temos. São dificuldades de saúde, de relacionamentos, de dinheiro, de moradia, de alimentação, de trabalho, de perdas... E mais a pandemia e todos os riscos que traz consigo.
Dá-nos, Senhor, a capacidade de superar estas dificuldades assim como Rute as superou. Dá-nos a capacidade de dar a volta por cima. Se por um acaso não conseguirmos sozinhos e sozinhas, Senhor, então dá-nos uma família, uma vizinhança, uma comunidade e igreja capazes de nos ajudar.
Mas pode ser também Senhor, que tenhas me escolhido para ser a ajuda de alguém. Se assim for, mostra-me onde.
Por Jesus Cristo, amém.
A bênção de Deus seja contigo hoje e sempre. Amém.

Antes de me despedir de vocês faço saber que a partir de hoje você receberá uma oração diária elaborada por ministros e ministras do Sínodo Sudeste. No outro momento animamos você a fazer uso dos devocionários da Igreja como o Castelo Forte, o Semente de Esperança, Orando em Família, o Gotas de Orvalho, Senhas Diárias, ...
Deus, em seu amor, te dê a força da resiliência. Uma abençoada noite.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br