Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Sepultamento e luto

22/06/2007


Neste momento difícil e delicado, as famílias enlutadas precisam ser orientadas sobre procedimentos práticos, como, por exemplo, entrar em contato com uma agência funerária, providenciar o atestado de óbitoe chamar o líder religioso da sua confissão. O cemitério, via de regra, é ecumênico, ou seja, aberto a todas as confissões de fé.

A cerimônia de sepultamento é a oportunidade para, juntos, refletirmos sobre a finitude da vida neste mundo e a grandiosidade da infínitude de Deus. Em respeito e em consideração à pessoa que perdemos, devemos dar-lhe um sepultamento digno. Deus, que providenciou nosso nascimento, crescimento, jornada de vida aqui, também providenciou o modo natural de dar um fim neste corpo mortal, que há de se revestir de imortalidade e vida eterna a quem crê em Cristo.
 

Quem só tem a lamentar a perda na cerimônia de sepultamento e no luto, tem mais dificuldades em encontrar consolo, É preciso reconhecer que Deus é Deus de vivos e de mortos. É preciso aceitar a entrega, de uma vida que nos deixa, a Deus. Ele dá e ele tira a vida porque é Soberano. É preciso manifestar gratidão por tudo que se recebeu de Deus por meio daquela pessoa amada que entregamos a ELE.
 

O luto é o sentimento de dor pela morte de alguém, mas é também o tempo de pedir que Deus nos ensine a contar os nossos dias para que alcancemos a sabedoria da fé que anuncia a esperança da ressurreição prometida por Jesus Cristo.
 

Na cerimônia do sepultamento e durante o luto, oremos confiantes em Cristo para que nos renove a esperança da vida eterna e nos dê um coração grato pelo tempo que Deus nos permitiu experimentar a convivência que tivemos com aqueles que amamos e dos quais nos despedimos.
 

Para refletír, leia J Tessalonicenses 4.14
 

Pastor Adilson Stephani

(Fonte: Jornal Evangélico Luterano, Número 696, Junho 2007, p. 11)


Autor(a): Adilson Stephani
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Acompanhamento e consolação
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6864

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br