Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Subsídio para a reflexão sobre o tema: Saúde Integral do Ser Humano (Salmo 30.1-12 )

26/04/1998

 

Subsídio para a reflexão sobre o tema: Saúde Integral do Ser Humano (Salmo 30.1-12 )

Saúde integral abrange a pessoa na sua totalidade. A pessoa humana é dimensionada por corpo, mente e espírito. Esses elementos devem estar em total equilíbrio para haver integração harmônica a nível pessoal, interpessoal, com a natureza e com Deus.

A saúde integral é a soma de todas as condições de satisfação da vida, como por exemplo: alimentação saudável, moradia digna, saneamento básico, trabalho, educação, lazer, transporte, participação nos direitos e deveres de cidadania e demais fatores que possibilitem vida digna a todas as pessoas.(João 10.10).

Os meios de comunicação de massa e o confronto com a realidade do dia-a-dia nos revelam que poucas pessoas, em nosso país, têm acesso aos fatores que fazem parte da saúde integral. A fome, a miséria, o desemprego, milhares de crianças fora da escola, idosos, adultos e crianças morrem diariamente devido a desumanização nos serviços de saúde pública. Constata-se que vivemos num país cercado pela doença, seja ela física, psíquica, mental, congênita, hereditária, social, etc.

Até meados do século passado, entendia-se que a doença era uma soma do resultado da desarmonia entre a pessoa com o seu meio ambiente e com Deus.

Até quando vamos poder conviver com esta realidade de sofrimento e dor? O profeta Jeremias fez esta pergunta para Deus: até quando, Senhor? (Jeremias 12.4; 20.7ss)

Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança (Gn.1.26). Na história da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, Deus se revelou como aquele que se preocupa com as condições básicas de vida do povo. Ele se mostra sensível a todas as suas necessidades.

Na voz dos profetas Deus expressa a sua vontade pelo bem estar de todos. As injustiças, opressões são denunciadas, bem como tudo aquilo que não favorece a dignidade de vida.(Oséias 4 e 5, Amós 6).

O culto a Deus se torna inútil quando nos fechamos para o sofrimento e a realidade de dor, não empatizando com as pessoas (Amós 5.21ss). Como Igreja de Jesus Cristo a serviço da vida, somos comprometidos com a vida do ser humano e isso significa que a saúde integral deve ser vista como prioridade.. A Bíblia nos dá várias indicações sobre a verdadeira dignidade de vida que envolve a pessoa integralmente. Friedrich Erich Dobberahn em seu artigo intitulado: Estudos Bíblicos sobre Cura e Salvação, fundamenta este aspecto teologicamente (in: Estudos Teológicos n° 3, 1993, p. 278-293).

Passaremos a apresentar algumas ênfases levantadas por Dobberahn:

A teologia cristã interliga cura e salvação. No entanto, observa-se que em muitos textos a cura foi subordinada à salvação. O Novo Testamento mostra-se pouco propício à tese da subordinação da cura à salvação. Em muitos versículos o verbo salvar está intimamente ligado nas histórias de cura ( Marcos 5.34; 6.56; Lucas 8.36). Muitos textos indicam que o ser humano é salvo como um todo, não havendo mais a separação entre cura física e a cura espiritual. Quando alguém é curado da cegueira ele também enxerga Deus no seu próximo, e quando ele é curado de sua surdez ele também começa a ouvir o evangelho. ( Marcos 10.52; João 9.39; Atos 3.16). Encontramos também no Novo testamento passagens onde ocorrem: salvação sem cura, conforme Tiago 5.15ss e cura sem salvação conforme Lucas 17.11ss.

Dobberahn cita: A subordinação da cura à salvação, porém, teve por conseqüência não perguntar pelo significado próprio da cura em relação a Deus. Assim sendo, a teologia e a praxis da Igreja acabam tendo a ver principalmente com as doutrinas da salvação eterna, sobre tudo com a proclamação deste tipo de salvação e pouco com as necessidades reais da vida. No máximo, a cura dava-se pela purificação dos pecados e pela salvação através de uma conversão a Deus. Esta visão incorpora um conceito conservador e conformista da realidade, pois a causa da doença era procurada no doente e não fora do mesmo. A visão integral do ser humano foi fragmentada, reduzindo a pessoa a não mais sentir, reagir, pensar, não ter crises e nem conflitos.

O autor aponta para mais outro aspecto da cura em relação à salvação. A cura com .o passar do tempo foi secularizada, pois havia uma grande separação entre o reino da cura e o reino da salvação. A ciência da cura perdeu o contato com a tecnologia e a praxis da igreja. O diálogo entre a teologia e medicina distanciou-se. O conceito de saúde se reduziu ao conceito egoísta do completo bem estar bio-psico-social. (OMS).

Na reflexão sobre o tema Saúde Integral do Ser Humano consideramos o sentido mais amplo da cura. Ela não pode ser compreendida apenas na dimensão física, nem só mental, nem só espiritual, nem só social.... Há pessoas que vivem na escuridão porque perderam a luz dos olhos, perderam a audição ou possuem outras limitações físicas - mas podem têm saúde integral! Existem pessoas que mesmo tendo os seus órgão supostamente sadios, perdem o sentido da vida - falta-lhes a saúde espiritual e social., Há outros, a beira da morte, por falta de comida ou por falta de atendimento hospitalar... aí a saúde integral depende da cura física e da justiça social. Faz parte da cura a pessoa estar integrada em seu contexto, seja ele familiar, social ou em sua comunidade de fé. Buscar o equilíbrio harmônico na dimensão integral e integrada não é nada fácil. Temos o exemplo de Jesus Cristo que aponta para esta realidade quando diz: vai e te apresenta aos teus. O ser humano é o centro da criação de Deus, independente da sua situação física, psíquica e espiritual. Todas estas partes devem ser consideradas pois, integram a pessoa em sua totalidade. Cabe a Igreja cristã a tarefa de valorizar todas estas dimensões e ir ao encontro das necessidades de cada pessoa, contribuindo efetivamente para que todos alcancem o Shalom. Isso porque, o sentido original da palavra Shalom compreende o bem estar total do ser humano.


Voltar para índice Dia Nacional da Diaconia 1998

 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br