Missão com Adolescentes


ID: 2804

Cidadela de Lona em Blumenau

16/06/2016

Acampamento 2
Acampamento 3
Acampamento 4 - Equipe de Apoio
Acampamento 5 - Fila para brincadeiras
1 | 1
Ampliar


Eu sempre dei atenção a jovens pré-adolescentes. Aqui na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central não tem sido diferente. Assim, no final de 2015, planejamos um Acampamento para os dias 10-12 de junho de 2016. O dia foi chegando, o pessoal foi se animando, os Meios de Comunicação de Massa foram informando sobre clima atípico e, no final das contas, dito e feito: Estavam ali, no meio de nós, os três dias mais frios do ano.

A turma veio chegando e logo foi montando suas barracas. A assessoria dos Casais Rosângela e Rubens Liesenberg, mais Shirlei e Vitor Rampelotti foram fundamentais, ao lado dos estudantes de Teologia da FLT (Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul (SC).

Foi bonito, assim, do nada, ver surgindo uma cidadela de lona no enorme pátio da nossa Comunidade. Jantamos pastéis e, de repente, era 21h da sexta-feira, dia 10. Cada jovem tinha lá seus três, quatro cobertores e, junto, muita expectativa. Coisa boa podermos assistir ao filme “Lutero”, com intervalo para a pipoca.

A noite foi duríssima, mas fomentadora de histórias para contar. Acordamos com o sol se mostrando atrás do Morro do Cachorro. A fogueira não se apagava, enquanto concentrava os mais friorentos. Depois do café com pão, leite, frios e queijos, dialogamos sobre o tema “Agradecimento”. Cada uma; cada um de nós estava grato pela vida presenteada por Deus. Daí então louvamos o Criador com música cristã e começamos a articular o Culto que celebraríamos juntos no domingo, dia 12, às 9h.

No almoço de sábado cada participante podia dar conta de três hambúrgueres. Daí então era hora de nos divertirmos. Assim, toda a turma se permitiu o envolvimento com atividades esportivas e recreativas, organizadas pelos já referidos estudantes de Teologia.

No meio do programa, em torno das 15h, realizamos uma reunião com os Casais Assessores. Nesse encontro informal nos damos conta que a Igreja é composta por crianças, jovens, adultos e idosos e que, cada participante, é de suma importância para que a comunhão aconteça e que a Fé no nosso Senhor Jesus Cristo se fortaleça. Que precisávamos fortalecer o Trabalho com a nossa Juventude com o propósito de melhor continuar os Trabalhos desenvolvidos.

Nascia ali o Grupo GTA - Grupo de Trabalho com Adolescentes. Nomeamos o casal Shirlei Jeane Dickmann Rampelotti e Vitor Rampelotti Junior para coordená-lo e, em seguida, estabelecemos a seguinte pauta: Em 2017, fazer acontecer dois Acampamentos – um para as Confirmandas e os Confirmandos no mês de maio e o outro, no mês de setembro, voltado para a JEITO (Juventude Evangélica Itoupava Central). Também nos decidimos pela construção de uma nova Infraestrutura para os ditos Acampamentos.

A tarde escorria pelas mãos. Depois do banho quase gelado, jantamos linguicinhas assadas no espeto. Veio a gélida noite e, nela, fizemos a brincadeira “A caça ao Tesouro”. Esta poderia ter acabado em cinco minutos, mas acabou durando uma hora e meia. Depois de muito desgaste, muita correria, muita adrenalina veio a constatação espontânea: Vivemos numa Comunidade! Se juntarmos as nossas forças seremos mais fortes. Dito e feito. Confesso que me emocionei.

Fomos dormir. A noite foi gostosa. O sol veio com força pela manhã. Avaliamos o encontro e fomos ao Culto. Lá nos damos conta que Jesus não se preocupava com a posição social das pessoas; que, para Ele, todas elas eram igualmente importantes; que Ele ainda não estava cansado de correr atrás de nós.

Ai então chegou o momento da despedida! Confesso que já estou com saudades! Obrigado Comunidade; mães e pais pela confiança depositada em nós. Abraços!

 


Autor(a): P. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Adolescentes
ID: 38337

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br