Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Acolhidos pela Graça de Deus - Inclusão em nome de Deus

23/08/2010

Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que se estende até sábado. Muitas comunidades da IECLB contemplaram esta data com uma celebração sobre o tema “Dá-nos a superação do preconceito a cada dia”. Esta breve meditação quer ser uma contribuição para reflexão e conscientização acerca de como podemos superar nossos preconceitos e nosso conformismo para incluir cada vez mais as pessoas excluídas pela falta de acesso adequado.

Quando olhamos para nós mesmos e nos conscientizamos honestamente das nossas capacidades e incapacidades, certamente
sentiremos a falta de alguma habilidade que admiramos tanto em outras pessoas, reconheceremos que o nosso corpo tem limitações específicas que outros não têmou perceberemos em quais situações e circunstâncias reagimos exageradamente, pois perdemos o controle sobre as nossas emoções.Esta auto-análise nos faz experimentar que somos imperfeitos – todos nós. Via de regra, descobrimos muito cedo na vida que não somos perfeitos e quais as nossas maiores falhas e fraquezas, pois “o mundo” nos confronta com estas limitações, acusa nossa imperfeição, cobra melhorias de nós e reprova as falhas que não conseguimos superar. Resumindo: Mesmo que a humanidade já sabe há muito tempo que “errar é humano”, vivemos num mundo em que erros e falhas não têm lugar.

Graças a Deus(!), a nossa vida não precisa se limitar a esta lógica. Especialmente na vida de Jesus podemos perceber que – para Deus – nenhuma vida é dispensável. Quero citar rapidamente alguns trechos da Bíblia que comprovam isto: Em Mateus 19.13-15 Jesus recebe, valoriza e abençoa as crianças que não eram consideradas importantes e dignas para chegarem perto de Jesus. Na Parábola da Ovelha Perdida (Lucas 15.1-7) Jesus expressa o valor que cada uma das suas ovelhas tem afirmando que vai atrás de uma única ovelha para resgatá-la – mesmo que precisa deixar as outras 99 ovelhas para trás. No trecho de Mateus 25.31-46 Jesus valoriza cada pessoa por mais simples que seja – ele trata do Juízo Final lembrando que tudo que fazemos ao mais humilde dos irmãos fazemos automaticamente a ele e que tudo que deixamos de fazer pelo mais humilde dos irmãos também deixamos de fazer por ele. Daria para mencionar muitos outros exemplos ainda. No entanto, estes três textos evidenciam o valor que Deus dá a cada pessoa, a cada filho seu e filha sua.

A partir desta aprovação e valorização por Deus, as nossas limitações podem perder importância e as nossas capacidades – que são muito diferentes nas diversas pessoas – ganham força: “Se eu sou importante, assim como sou, e o meu direito de existir não depende mais das minhas capacidades e incapacidades, então posso usar os dons que tenho sem medo e com coragem e não preciso enfatizar tanto na vida o pensar sobre os meus erros.”

Mas, quero lembrar ainda, que existem muitas limitações diferentes: intelectuais, emocionais, espirituais, sociais, mas também físicas. E não só no caso de uma limitação física, a dinâmica em que nossas limitações podem perder valor e nossos dons podem ganhar forças à luz da valorização por Deus necessita de uma componente concreta, ou seja, física: O anúncio da aprovação por Deus e do Reino de Deus vindouro em que “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” ficaria muito no virtual, se nós não nos esforçássemos por viabilizar o acesso à comunidade para todas as pessoas. Percebendo que o nosso anúncio do Evangelho da Inclusão muitas vezes permanece falho, decidimos montar uma rampa para a Capela de Cristo em Vila Campo Grande. Cinco pessoas dedicaram algumas horas para a montagem e, felizmente, a rampa ficou pronta ainda no sábado e pôde ser inaugurada no domingo passado.

Peço a Deus que ele continue nos abrindo os olhos e as mentes para que possamos viabilizar cada vez mais o acesso das pessoas que querem chegar a nós – não só nesta Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, mas também no decorrer do ano.

P.Matthias Tolsdorf - Pastor da IECLB na
Paroquia Vila Campo Grande - São Paulo/SP
 


Autor(a): Matthias Tolsdorf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7547

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br