Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Conselho Nacional de Diaconia (CONAD) em Contexto

24/04/2020


CONAD em contexto

Perceber, acompanhar e partir o pão! Essas foram as atitudes de Jesus ao caminhar o mesmo caminho que os discípulos em direção a Emaús, conforme Lucas 24.13-35.

Motivado por este texto, o Conselho Nacional de Diaconia se reuniu, numa sala virtual, no dia 24 de abril, às 9h para junto com os conselheiros e as conselheiras refletir sobre os desafios da Covid -19. Cada representante pode partilhar as ações diaconais que estão sendo desenvolvidas nos seus sínodos e também suas preocupações.

Com gratidão constatamos muitas ações para cuidar das pessoas, desde ações de prevenção, como confecção de máscaras e jalecos que são distribuídas gratuitamente para hospitais, lares de pessoas idosas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, até ações para garantir a manutenção da vida, como repasse de cestas básicas e produtos de higiene pessoal. Estas ações são desenvolvidas em parceria com organizações da sociedade civil e Secretaria da Ação Social. É um belo trabalho voluntário realizado, principalmente, por mulheres, muitas participantes dos grupos de OASE.

Percebemos que o afastamento social tem causado muita dor e tristeza, principalmente para pessoas que vivem sozinhas, entre elas pessoas idosas. Estar só tem causando ansiedade, depressão e também aumentado o risco de suicídio. Junto a esta realidade nos perguntamos como acompanhar, visitar ou cuidar destas pessoas. Um telefonema, um “olá” em frente ao portão, mantendo a distância recomendada, são formar de cuidar que alimentam a esperança e a certeza que não estão sozinhas neste tempo.

Outro tema que nos preocupa está relacionado com o luto. As recomendações para o sepultamento dificultam realizar o rito de despedida como estamos acostumados. Neste sentido, se faz necessário um olhar atento para as pessoas enlutadas, para que possam viver o luto amparados na certeza que fizeram tudo o que era possível.

Finalizamos a reunião com o coração ardendo, como os discípulos, após reconhecer Jesus no ato de partir o pão, pois vimos que temos muitas comunidades diaconais! Que Deus fortaleça as ações diaconais e anime mais comunidades, pessoas para ações de cuidado e enfrentamento da Covid-19.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br