Dia Nacional de Diaconia - 2008

Subsídio para a Prédica

06/04/2008

1. Hoje o culto é celebrado lembrando o Dia Nacional da Diaconia. A diaconia, é todo serviço prestado, em resposta de gratidão e amor a Deus, a toda sua criação. O serviço pode se caracterizar de várias formas, porém, o sinal visível da ação diaconal é reconhecido quando reconhecemos o Evangelho nesta ação. O exemplo maior de diaconia é a vida de Jesus, o diácono por excelência. A diaconia busca a transformação de situações de dor, de sofrimento e de exclusão.

2. Assim como os dois homens caminharam com Jesus pelo caminho de Emaús, também nós podemos caminhar ao lado de Jesus nos dias atuais promovendo a reconciliação através das nossas ações motivadas pelo amor ao próximo em resposta ao amor de Deus para conosco.

3. Jesus se aproximou, quis saber do que eles conversavam, ou seja, deu oportunidade de se expressarem, de falar da sua dor. Jesus prestou atenção nas suas preocupações. Puderam refletir sobre os acontecimentos, sobre seu sofrimento e angústia. Esse é nosso desafio diaconal atual. Não fazer pré-julgamentos mas, caminhar, perceber o clamor do povo. Deixar que os que sofrem se manifestem para que possamos saber suas reais necessidades. A diaconia não é um serviço impositivo. Não é a partir do nosso olhar, ou do que nós achamos melhor para o outro que a ação acontece. Mas a diaconia é o buscar saber qual a real necessidade. Caminhar junto. Lado a lado evitando fundamentalmente qualquer sinal de poder.

4. É quando repartimos o pão, que temos a capacidade e somos iluminados a compreender e reconhecer que Jesus está caminhando conosco.

5. Nos nossos atos de amor e serviço nesse mundo, somos tocados e nosso coração também arde como ardeu o coração dos homens no caminho de Emaús e podemos perceber, o próprio Jesus agindo, mesmo que muitas vezes não nos demos conta disso.

6. Ao repartir o pão os dois homens a caminho de Emaús reconheceram Jesus.

7. O que significa repartir o pão?

- Repartir o pão significa a busca por reconciliação com a nossa família, comunidade e sociedade. Viver nesses contextos sugere viver com o diferente. Cada pessoa tem dons, capacidades e singularidades. Viver em família quer dizer aceitar o diferente, viver em comunhão e aceitação. É olhar para si próprio e ver-se parte da pluralidade que é a criação de Deus e encontrar seu espaço contribuindo com o todo.

- Repartir o pão significa pedir e sentir o chamado de Deus para ser cooperador de sua obra nesse mundo. É sentir-se parte da missão de Deus. É sentir-se parte de Deus e sentir que Deus atua em nós através dos nossos pensamentos e ações.

- Repartir o pão significa ver as pessoas e a natureza como um conjunto, a criação de Deus. A criação de Deus apela pelo nosso cuidado. Pelo nosso toque, pela nossa sensibilidade. A criação de Deus espera pela nossa ação. Todas as pessoas receberam um dom com o qual podem contribuir. Cabe a nós, suplicarmos diariamente para que o Espírito da Reconciliação nos forneça o necessário para que possamos agir neste mundo tão carente e sem paz semeando sinais de superação.

- Repartir o pão significa repartir com a criação de Deus a graça que recebemos de Deus de poder contribuir aliviando as dores do mundo, levando a esperança de que Cristo Vive e que através do repartir o pão nós podemos reconhecê-lo e testemunhá-lo. Jesus se revela no partir do pão.

- O repartir o pão, que brota da fé, é oferta de gratidão a Deus por toda graça e amor que Deus tem nos oferecido, mesmo naquelas vezes em que não temos percebido isso. Nossas ações de fé passam a ser o que de mais valioso podemos ofertar a Deus. E essas ações acontecem no caminho da vida onde somos acompanhados por Jesus e somos capacitados e abençoados para contribuir com a plenitude do Reino de Deus.

8. A Diaconia é esse convite constante de repartir o pão - a ação que parte da fé, do ouvir a Palavra. O que nos motiva na caminhada é justamente o coração que arde e que faz com que não nos sintamos sozinhos e desamparados na caminhada mas que o Espírito Santo nos capacita e nos faz reconhecer Jesus que caminha conosco e age através de nós.
 


Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
ID: 13673
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br