Culto Eucarístico

Dia Nacional da Diaconia - 2010

18/04/2010

LITURGIA DE ENTRADA

Prelúdio

Acolhida

L Estamos celebrando, hoje, o terceiro Domingo da Páscoa e o Dia Nacional da Diaconia em nossa igreja. Neste culto, onde Deus vem ao nosso encontro através da Palavra e da Ceia, gostaria de acolhê-los e acolhê-las com um verso escrito por um morador da Sociedade Evangélica Pella Bethânia, Senhor Carlos Zippel, que tem uma relação muito bonita com a terra e com o cuidado da mesma.

Nasci para trabalhar, trabalhando me diverti com as belezas da natureza, que o Papai do Céu criou, apreciando a natureza que sempre me libertou. Lançando sementes na terra, opacas ou douradas, que, na lavoura do verde, brotam, o verde da esperança que alimenta a nossa gente e nosso gado. Se não é em forma de verde é em forma de semente para fazer o pão nosso de cada dia. Lançar a semente na terra é obra do Criador e abençoada por nosso Senhor.

Com essas palavras simples e sensíveis, somos convidados/as a nos encontrar com Deus aqui, neste lugar. Sejam todos e todas bem-vindos a este culto.

Canto - Deus está aqui - 332 HPD2

Saudação Trinitária

C Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, aqui,
nos reunimos. Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito
Santo, estamos aqui. Para louvar e adorar, para bendizer Teu Santo
Nome, para agradecer e orar estamos aqui. Para louvar e adorar, para
bendizer Teu Santo Nome, para agradecer e orar, estamos aqui.
(em anexo)

Confissão de Pecados

L Bondoso e amado Deus, nos achegamos a Ti para confessar os nossos pecados e pedir-te perdão.

Confessamos que estamos tão envolvidos com a nossa vida, com os nossos projetos, que não olhamos para além das nossas vidas. Perdão, Senhor, por todas as vezes que sentamos ao redor da mesa da nossa casa e não paramos, por um momento, para agradecer por tudo que temos, por tudo que Tu nos dás.

Perdoa, Senhor, nossa maneira egoísta de lidar com o pão, com o alimento. Muitas vezes, Senhor, nós desperdiçamos, exageramos e não partilhamos com todos aqueles que precisam buscar, no lixo, o seu sustento.

Perdoa, Senhor, a nossa falta de generosidade na partilha!

Anúncio da Graça:

C Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar
os pecados e nos purificar de toda injustiça. (409 HPD2)

L A nossa confissão, sempre que for sincera, receberá como resposta uma boa notícia e, a partir da boa notícia, cada um é animado a buscar mudanças nas suas atitudes. Por isso, ouçam, com alegria, o anúncio que faço a cada um, a cada uma de vocês como obreiro ordenado/obreira ordenada da Igreja: os seus pecados estão perdoados! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Kyrie Eleison

L Como discípulos e discípulas de Jesus Cristo, nesse mundo que grita e chora por falta de pão, somos convidados a clamar por todas as pessoas que sofrem as consequências da falta de partilha. Clamemos por todos aqueles que, todos os dias, perdem a vida pela falta de solidariedade.

C Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo
geme a criação. / Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente
oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada co'a justiça, abrace o mundo inteiro. Tem
compaixão! O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino
venha a nós! Kyrie eleison!
(Rodolfo Gaede Neto)

Glória

L Nosso Deus sempre nos ouve! Nosso Deus sempre nos atende ainda que de um forma diferente da que queremos. Ele sempre nos busca, sempre vem ao nosso encontro. E é Ele quem toca os nossos corações para mudar nossas atitudes para que possamos ser instrumentos Dele nesse mundo que tanto sofre. Por isso, glorifiquemos o nome do nosso Deus, cantando: Glória a Deus nas alturas...

C Glória, glória, glória a Deus nas alturas.
Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós. (346 HPD2)

Oração do Dia

L Querido e Bondoso Deus! Pedimos-Te que nos ajudes na tarefa de agradecer por tudo que temos e de partilhar os bens que recebemos de Ti. Que a Tua palavra nos desafie todos os dias a buscar possibilidades de vida para toda a Tua criação e que a Ceia, onde Tu Te entregas para cada um e uma de nós, fortifique a nossa fé em Ti e fortaleça o nosso compromisso e o nosso cuidado com o próximo. Em nome de Jesus
Cristo, oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras Bíblicas:

Canto A tua palavra – 380

Mensagem:

Confissão de fé

Recolhimento das ofertas

L Na mensagem deste culto fomos lembrados da generosidade de Deus para conosco. Assim, também podemos abrir nossos corações e nossas mãos para repartir o que nos foi dado. Uma forma de realizar a partilha é a oferta de gratidão. Nós ofertamos porque somos um corpo unido que se apóia mutuamente. Ofertar é praticar generosidade, partilha, comunhão e diaconia. É com este espírito que vamos recolher agora as ofertas que são destinadas para...

Canto O pão nosso - 424 HPD2

Oração de Intercessão

L Oremos

L Amado Deus, chegamos em tua presença para interceder. Nós sabemos que a oração é um serviço que prestamos aos nossos irmãos e irmãs.

L Assim, intercedemos por todos aqueles que são vítimas da nossa falta de generosidade, por todos aqueles que não têm o pão de cada dia para si e sua família. Ensina-nos, Senhor, a agradecer e a repartir.

C Ouve nossa oração e atende as nossas súplicas.

L Querido e Bondoso Deus, olha para a nossa comunidade e abençoe as nossas atitudes de partilha (incluir grupos de diaconia, assistência, que prestam ajuda a pessoas que necessitam). Faze, Senhor, com que cada vez mais tenhamos
pessoas dispostas a colocar os seus dons a serviço do teu Reino para que, junto com nossos irmãos e irmãs, possamos construir um mundo mais justo e inclusivo.

C Ouve nossa oração e atende as nossas súplicas.

L Intercedemos por nossos governantes. Que as políticas públicas sejam de fato para a distribuição justa dos bens. Que a nossa comunidade possa se tornar parceira do município na discussão, na reflexão e na ação das políticas de assistência e que, assim, possamos unir forças e de fato contribuir na transformação da realidade das pessoas que hoje passam fome.

C Ouve nossa oração e atende as nossas súplicas.

L Querido e bondoso Deus, também, no nosso silêncio, trazemos a Ti nossas intercessões.

L Aceita e atende, a nossa oração. Amém.

LITURGIA DA CEIA

Preparo da Mesa

L Enquanto cantamos, vamos trazer à mesa as ofertas recolhidas, o pão, o fruto da videira e os utensílio para a comunhão.

Canto Nosso Pai nos põe a mesa - 358 HPD 2

Oração de ofertório

L Agradecemos-te, Deus de bondade, por todo bem que nos confias. Abençoa estas ofertas e concede que, pela força do teu amor, te sirvamos por meio dos nossos gestos de solidariedade para com nossos irmãos e irmãs.

L Deus amado, junto com este pão e o suco da videira, dádivas que vem de ti, nos colocamos a nós mesmos nas tuas mãos. Assim como usas o pão e o suco da videira para te dares a cada um de nós, usa a nós, nossos dons, nosso tempo e o que temos, para o teu serviço, em favor das pessoas e de toda a criação. Amém.

Oração Eucarística

L Deus! Tu nos ensinaste a partilhar. Ensinaste-nos que o verdadeiro milagre da multiplicação do pão é a generosidade. Por isto:

C Recebe o nosso louvor e a nossa adoração!

L Nós sabemos que a vida de Jesus esteve totalmente livre para dar, sua vida toda foi doação. Por isto:

C Recebe o nosso louvor e adoração!

L Senhor, nós te louvamos, adoramos e bendizemos, pois a tua palavra nos dá testemunho da doação, da partilha que devemos fazer em resposta e em gratidão a tudo que Tu já fizeste por nós. E, por isso, cantamos:

Canto Santo é nosso Deus - 362 HPD2

L Deus, criador de tudo e todos. Nós sabemos da triste realidade ao nosso redor, realidade de fome e pobreza. Nós te agradecemos porque teu Filho Jesus Cristo nos ensinou a generosidade e a partilha e, na noite da sua traição, sentado à mesa com seus discípulos, tomou o pão... (narrativa pode ser cantada ou então lida na Bíblia com a comunidade).

L Deus, envia teu Espírito de vida e de amor, de glória e de poder, intervém onde há fome e pobreza e faze, Senhor, que, assim como somos, possamos ser instrumentos Teus.

Canto Envia teu Espírito – 367

L Deus, fonte de esperança, lembra-Te de todos que já partiram e que repousam em teu amor. Daqueles que não puderam sobreviver, pois faltou partilha, faltou distribuição justa de bens. Guia-nos, Senhor, com estas pessoas à festa que Tu tens preparado para todos nós. E nós, juntos, queremos anunciar o teu Reino, onde há espaço para todos, onde existe a verdadeira partilha.

C Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a Ti, Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém. (Coleção Miriã, p.31)

L Querido Deus, nós como comunidade, como irmãos e irmãs, no Dia Nacional da Diaconia, sabemos e assumimos que temos muito por fazer e, por isso, oramos dando-nos as mãos como o Teu Filho Jesus Cristo nos ensinou: Pai Nosso...

Gesto da Paz

L Como um sinal visível do nosso compromisso de que a nossa comunidade e o nosso mundo tornem-se uma comunidade e um mundo de paz, desejemo-nos uns aos outros a Paz de Cristo, dizendo: A paz seja contigo!

Fração

L O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Comunhão

L Venham, pois tudo já está preparado para que tenhamos comunhão com Deus e através dele, entre nós.

Oração Pós-comunhão

L Ó Deus, nós te agradecemos por esta Ceia, onde Tu vens ao nosso encontro. Permite, Senhor, que essa ceia nos fortaleça na fé em Ti e que, fortalecidos, possamos ser Teus instrumentos na partilha, na generosidade, no cuidado com aqueles que hoje passam fome, passam necessidade. Por Teu Filho Jesus Cristo é que oramos. Amém!

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos Comunitários

Canto Diaconia (em anexo)

Bênção

L Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. Que o Senhor sobre vós levante a sua face e vos dê a sua paz. Amém!

Envio

L Vão na paz do Senhor! Partilhem, sejam generosos e generosas, pois, assim, estarão servindo ao Senhor. E façam isso com alegria!

 

Liturgia moldada por:

Diaconisa Arlete Adriana Prochnow,
atua na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor e na Sociedade Evangélica Pella Bethania em Taquari – RS.
 


Autor(a): Arlete Adriana Prochnow
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 13787
REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br