Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2020

22/04/2020

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2020

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de abril de 2020

Amigos, amigas, irmãos e irmãs em Cristo! No momento em que paro para refletir e elaborar esta oração pela Diaconia, uma grande preocupação continua me inquietando. Estamos vivendo um momento bem atípico que assolou o mundo todo, e gritos de socorro ecoam em todos os cantos do mundo. A criação geme, pois há queimadas, enchentes e secas. Há dor e lágrimas por causa da pandemia do coronavírus. Pessoas estão com medo, pois a vida está em perigo.

Neste tempo em que precisamos manter o afastamento social para que o vírus não se alastre, redescobrimos que a oração nos mantém próximos, em comunhão. A oração nos fortalece, nos anima para juntos e juntas vencer, com sabedoria e solidariedade, este tempo de dor e sofrimento.

Oração de intercessão

“Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste” (Jonas 2.2).

Oremos a Deus, para que nos dê sabedoria e paciência neste momento de quarentena. Nos dê resiliência para enfrentar este momento de instabilidade, de incertezas. Nos conceda discernimento para encontrar um significado a este tempo de transformações. Nos dê a certeza de que tudo passa e que está conosco, assim como esteve com os discípulos de Emaús. Oremos.

Deus de amor, neste mundo cheio de angústias, conflitos, medos, inseguranças e desamor, rogamos-te pela tua Igreja, que tem como tarefa primordial o testemunho público dos ensinamentos de Jesus Cristo. Não permitas, ó Deus, que nos desviemos da nossa tarefa de sermos sal e luz no mundo, especialmente neste momento em que enfrentamos a disseminação da COVID-19. Que em comunhão possamos gerar ações de transformação e que irradiem sinais do teu Reino.

Pedimos pelos governantes, por todas as autoridades públicas em nossos municípios, estados, no país e pelo mundo, para que exerçam o seu serviço em favor do bem comum para que todas as pessoas tenham vida digna. Que neste tempo de pandemia as decisões tenham como critério a defesa de todas as vidas. Que recursos públicos sejam destinados para programas que garantam que cada pessoa tenha o seu “pão de cada dia”.

Pedimos por todas as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Sê tu com elas colocando em seu dia a dia pessoas com as quais elas possam caminhar lado a lado e que as auxiliem na busca de justiça e amor.

Pedimos por todas as pessoas cujas vidas estão fragilizadas por conflitos, guerras, batalhas internas, fome, desemprego, onde a falta de esperança por uma expectativa de vida digna está presente no dia a dia. Em especial, pedimos pelas famílias que perderam entes queridos e não conseguiram fazer uma despedida com todas as pessoas amigas e familiares, por conta das ações estabelecidas para conter a disseminação da COVID-19. Que a tua mão cuidadora e consoladora esteja com cada pessoa.

Intercedemos pelas tantas mãos solidárias que se uniram para amenizar o medo e o sofrimento, seja através da arrecadação de alimentos, material de higiene, da confecção de máscaras ou jalecos. Fortalece e anima mais pessoas para se unirem nestas ações diaconais.

Deus, que estás sempre ao nosso lado, que ouves nossas súplicas, sofrimentos e também nossa gratidão, pedimos-te que acolhas todos os sentimentos presentes em nosso coração. Na certeza de que estamos sob o teu cuidado, nos unimos na oração que teu Filho nos ensinou: Pai nosso... Amém.

Canto - Cuida bem, Senhor

Daqueles que estão à minha frente, cuida bem, Senhor
Daqueles que me seguem no caminho, cuida bem, Senhor
Daqueles que se encontram ao meu lado, cuida bem, Senhor.
E caso for também do teu agrado, cuida bem de mim, Senhor.
Daquelas que estão à minha frente, cuida bem, Senhor.
Daquelas que me seguem no caminho, cuida bem, Senhor.
Daquelas que se encontram ao meu lado, cuida bem, Senhor.
E caso for também do teu agrado, cuida bem de mim, Senhor.


Oração moldada pela Sra. Marcia Rejane Schneider Schultz
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Marcia Rejane Schneider Schultz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 56186

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br