Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de novembro de 2020

25/11/2020

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia


O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de novembro de 2020

Acolhida: Acolhemos vocês com carinho e alegria. Saudamos a todos e todas neste mês de novembro com as palavras do profeta Jeremias 31.9, que nos diz: “Quando eu os trouxer, eles virão chorando e orando. Eu os levarei para a beira de águas correntes, por uma estrada plana, onde não tropeçarão.” Esse é o nosso Deus, que com seu poder e amor nos cuida e permanece sempre conosco.

Neste mês de novembro muitas datas significativas fazem parte do calendário. No dia 02 lembramos das pessoas queridas que faleceram, como também das pessoas, no mundo inteiro, que perderam sua vida devido ao COVID-19. No dia 10, o aniversário do nosso Reformador Martinho Lutero. Neste ano atípico, tivemos eleições no dia 15, dia que comemoramos também a Proclamação da República. Dia 20, Proclamação dos Direitos da Criança (ONU), direitos que ainda não são respeitados e nem valorizados em sua totalidade, porque ainda há crianças morrendo de fome, sem família, sem lar, sem escolas. No dia 20, também lembramos o Dia Nacional da Consciência Negra. E no próximo dia 29, começamos a nos preparar para receber o menino Jesus - primeiro Domingo de Advento. Novembro também é o mês de conscientização dos homens sobre o câncer de próstata - “Novembro Azul”.

Canto: Deus Trino (LCI  3)

Leitura do Salmo 17 - Súplica pela proteção Divina.

Canto: Pela Palavra de Deus (LCI 152)

Oração de agradecimento e intercessão:

Oremos:

Deus, hoje lembramos o Dia Mundial de Oração pela Diaconia. A nossa fé em ação. E uma das tarefas da Diaconia é orar e interceder pelo mundo e pelas pessoas que sofrem. Por isso, em conjunto, oramos:

Deus da vida, primeiramente te agradecemos por mais este dia que nos deste de presente. Pelo cuidado, amor e proteção. Gratidão por nunca nos abandonar e por caminhar conosco, principalmente, em momentos difíceis de nossas vidas. Precisamos da presença do teu Santo Espirito para seguir em frente, confiantes e cheios de fé, para enfrentarmos os desafios que a vida nos impõe.

Deus do cuidado, chegamos diante de Ti, não somente pensando em nós mesmos, mas para interceder por toda a Tua criação. Queremos ter a mesma forma de agir diaconal como Jesus teve para com as pessoas a sua volta. Lembramos de que há muito sofrimento neste mundo que Tu deixaste para nós cuidarmos. Confessamos que temos falhado nesta tarefa. Mas te pedimos ajuda-nos, fortalece-nos para que possamos ser filhos e filhas obedientes a Ti.

Pedimos Deus, por todas as pessoas enlutadas que neste ano se despediram de pessoas queridas e, devido a pandemia da COVID/19, não puderam realizam o rito de despedida como gostariam. Envia teu Espirito para consolá-las e fortalecê-las.

Intercedemos pelas pessoas eleitas para a gestão dos municípios, sendo para a função de prefeito, prefeita, vereador e vereadora. Que elas realmente exerçam seus cargos com honestidade e responsabilidade, pensando e trabalhando para o bem de todas pessoas.

Intercedemos por todas as pessoas que sofrem discriminação, seja por raça, etnia, gênero, idade ou deficiências. Que o Santo Espírito nos ensine a conviver e respeitar a diversidade, que é marca da criação de Deus.

Pedimos e deixamos aos teus cuidados as crianças e mulheres vítimas de estupro e violências, que elas possam encontrar em Ti a força que precisam para seguir em frente, e que nós possamos ajudá-las nessa caminhada, para que haja justiça. Intercedemos pelas pessoas enfermas seja física ou emocionalmente. Que a luz, chamada Jesus, possa trazer vida, amor, paz aos corações aflitos. Que essa luz possa nos contagiar para que nós também possamos ser luz e sal nas vidas das pessoas. Que tu ó Deus ajude-nos a diaconar mais em tua seara. Por teu Filho Jesus Cristo nós oramos e pedimos. Amém.

Canto: Da cepa brotou a rama (LCI 356)

Bênção: “Deus te abençoe, guarde teu andar. Mostre, a cada passo, como caminhar. Quando vier a noite, não puderes ver, seja Deus a luz para te guiar.” (LCI 298)

OrAção
Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido para realizar uma ação de cuidado e de apoio ao movimento Novembro Azul.
Converse com os homens da sua família, seus amigos sobre a importância da prevenção, do autocuidado. No portal luteranos você encontra materiais para refletir e compartilhar. Acesse o link https://www.luteranos.com.br/textos/campanha-novembro-azul-na-ieclb-2020


 

Oração elaborada pela Diaconisa Carla Abeling.
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Carla Abeling
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 60133

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br