Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Hospital de Pomerode lembra história de Anita Guenther ao completar 100 anos

08/07/2020

Estrutura Atual do Hospital de Pomerode
100 anos Hospital Pomerode 8.
100 anos Hospital Pomerode 7.
100 anos Hospital Pomerode 6.
100 anos Hospital Pomerode 5.
100 anos Hospital Pomerode 4.
100 anos Hospital Pomerode 3.
100 anos Hospital Pomerode 2.
100 anos Hospital Pomerode 1.
1 | 1
Ampliar

Neste ano, em plena pandemia de COVID-19, quando as pessoas estão lutando pela vida e o trabalho dos profissionais da saúde é essencial para fazer frente à esta nova doença e as atividades ambulatoriais e hospitalares não podem parar, ainda encontra-se tempo para comemorar. Há 100 anos, a parteira Rosa Bork e seu esposo Karl Bork edificaram a primeira maternidade em Pomerode, com o nascimento da primeira bebê, Anita Guenther, no dia 08 de julho.

Anita cresceu e sua vocação em ajudar o próximo aflorava cada vez mais. Como voluntária no Hospital Santa Catarina, em Blumenau/SC, começou sua atividade voluntárias na área da saúde. Em 1944 iniciou seus estudos na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS e a partir dali pode atuar em diversas comunidades do estado gaúcho.

Algum tempo depois, após 47 anos de seu nascimento, retornou a Pomerode, incentivada pelo pastor Edgar Liesemberg, para que integrasse a direção do agora Hospital e Maternidade, que havia sido assumido pela Paróquia Evangélica de Rio do Testo e com graves problemas administrativos. Antes disso, pode aprender sobre gestão de instituições no Lar e Residencial Eslbeth Koehler, em Blumenau/SC.

No ano do centenário, lideranças comunitárias, profissionais da saúde e gestores públicos lembram com carinho a menina que ali nasceu, cresceu e se tornou responsável por uma grande rede de diaconia local. Conduziu a instituição com zelo, ajudou o hospital a crescer e oferecer cada vez mais serviços aos pomerodenses, além de ter uma forte participação nas atividades comunitárias.

“É tempo de agradecer a Deus por um século de história. Nessa instituição passaram milhares de pessoas para receber tratamento e cuidado. Milhares de pessoas ali trabalharam e continuam trabalhando nas mais diversas áreas da instituição. Somos gratos a todas as pessoas, sejam elas do hospital, da comunidade luterana e do município de Pomerode, que não mediram esforços para que esta história completasse 100 anos”, comemora o pastor Adelsir Sturzbecher.

Acompanhe um vídeo institucional na midiateca abaixo.  

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br