Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

INTERCESSÃO: ORAÇÃO DIACONAL

27/04/2016

Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. (! Timóteo 2.1)


No Quinto Domingo da Páscoa também celebramos o Domingo Rogate (Domingo da Oração). Qual é a nossa atitude e qual é o conteúdo de nossas orações? Pensamos apenas em nós mesmos e apresentamos a Deus apenas nossos próprios interesses? Ou existe espaço em nossas orações para a intercessão? Ao orarmos em favor das pessoas, nosso comportamento se transforma e nós transformamos o mundo. Oração sempre será Diaconia. Pois orar em favor de alguém significa envolvimento com as pessoas, significa enxergá-las na luz e na ótica de Deus e do Senhor Jesus Cristo. A palavra de Deus nos convida a orarmos em favor de todas as pessoas, independente de raça, nacionalidade ou religião.

Quando oramos em favor de alguém, direcionamos toda a nossa atenção para essa pessoa. Interessamo-nos pela sua situação e nos engajamos por ela, diante de Deus e das pessoas.

Quando oramos em favor de alguém, enxergamos essa pessoa sob a perspectiva da vontade e da ação de Deus: ao orarmos por alguém, entendemos que o Senhor Jesus Cristo entregou a sua vida também por essa pessoa. Reconhecemos que Deus deseja a salvação de todas as pessoas e que tem preparado o seu Reino para todos. 

Quando oramos em favor de uma pessoa, passamos a tratá-la de maneira diferente: passamos a enxergá-la com os olhos de Deus e no consciência de que ela é muito importante para Deus, e passamos a amá-la assim como Deus nos ama; passamos a vê-la sob a ótica da promessa de salvação; estamos dispostos a perdoar - sempre de novo - assim como somos perdoados por Deus. 

Quando oramos em favor de uma pessoa, fazemos isso na perspectiva da Eternidade de Deus: Não nos deixamos seduzir pelas propostas de transformação do mundo a partir de ideologias; não nos deixamos enganar pelas ilusões da prosperidade a qualquer preço. Quando oramos em favor de alguém, o fazemos movidos por um amor engajado, um amor que transforma. 

Quando oramos em favor de alguém, nosso relacionamento com essa pessoa muda e passamos a enxergá-la de uma maneira diferente: passamos a nos interessar pela sua vida e pela sua dignidade; interessamo-nos pelo seu bem-estar; cuidamos dessa pessoa e dos seus; engajamo-nos por ela diante de Deus e das pessoas.

Oração é serviço: Serviço ao mundo, no mundo e pelo mundo.

Pastor Sinodal Geraldo Graf.
 


Autor(a): Pastor Sinodal Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37658

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br