Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Meditação da semana

Quem você convidaria para sua festa?

26/08/2021

Vá depressa pelas ruas e pelos becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos”. Lucas 14.21b

Conta-se na bíblia uma história sobre um homem que daria uma festa (A parábola da grande festa em Lucas 14.15-23) e chamou seus amigos, pessoas importantes, influentes na sociedade da época. A surpresa foi a recusa, ou melhor, a desculpa dos convidados. Os convidados tinham compromissos mais importantes e falta de tempo para comparecer à festa. Então, o dono da festa fez o quê? Transferiu a data? Cancelou a festa? Não. Ele convidou outras pessoas que aceitaram e vieram com surpresa e alegria participar da sua festa, tão carinhosamente preparada.

O que você teria feito? Eu já vi uma pessoa remarcar uma festa porque alguns convidados não podiam participar na data escolhida. Nós fazemos isso: adiamos, remarcamos, cancelamos. Tudo para não perder o prestígio de pessoas influentes importantes, que amamos (mas não sei se nos amam da mesma forma). Onde, em quem depositamos nosso amor? Com que interesse?

Jesus, o dono da festa, não vai adiar a festa do seu reino, ou seja, a sua volta, só porque não estamos preparados, porque não temos tempo, porque temos coisas mais importantes por fazer. Quem fará parte da festa do Reino de Deus, caso nós não queiramos, serão as pessoas humildes, os pobres, os aleijados, os cegos, os coxos, os enfermos, os que moram nas ruas, os que normalmente não tem lugar à nossa mesa.

Na semana da pessoa com deficiência temos muitos convidados especiais, (esquecidos no restante do ano?) que não desprezam o convite, que vem sempre que podem, que enfrentam obstáculos e barreiras, mas estão aí, não desperdiçam oportunidades. Ao contrário de quem fica escolhendo dia, hora, calculando distâncias. O convite é de Deus e para todas as pessoas. Participa quem quer. O melhor da festa ainda está por vir. Não negligencies o convite para ir ao encontro do teu próximo, para viver em comunhão com tua comunidade de fé.

Pois, como diz em Hebreus 10.25: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.”

Venham todos: por uma Igreja mais inclusiva, atrativa e missionária.

Oração:

Graças, Senhor, pelas pedras removidas do caminho de nossa vida, libertando-nos para um caminhar seguro. Obrigado pelas barras que apoiam e sustentam os nossos corpos, e pelos esforços para promover a acessibilidade em nossas construções, instituições e templos.

Graças, Senhor, pelas palavras e olhares desprovidos de preconceito. O acolhimento recebido de uma comunidade é como um manto suave e leve, que aproxima, aquece e inclui.

Graças, Senhor, pelos sorrisos e abraços cheios de ternura e paz, que alegram os corações, nos enchem de perfume e esperança e nos animam para a convivência fraterna.

Graças, Senhor, pela mobilização, pelo amor e pela dedicação de todas as pessoas e comunidades que fizeram e fazem parte da igreja viva de Jesus Cristo, por trilharem caminhos inclusivos, onde todas as pessoas podem viver dignamente e se sentirem acolhidas.

Deus de amor e graça, tu acolhes a todas as pessoas e ensinas a sermos comunidade viva e inclusiva. A força de teu Espírito possibilita vida digna, justa e participativa para todas as pessoas.

Senhor, pedimos que ilumines a tua Igreja, para que seja verdadeira no anúncio e na prática do Evangelho, oportunizando vida digna e inclusiva para todas as pessoas. Pedimos pelas autoridades civis para que governem, com justiça e sensibilidade, os povos e as nações.

Pedimos que libertes as pessoas da opressão e de todas as formas de violência e exclusão, para que vivam com dignidade e paz. Intercedemos também, Deus acolhedor, por nossas comunidades, para que, na convivência diversa e fraterna, trilhemos caminhos que respeitam a diversidade, a humanidade, a fragilidade e a limitação.

Que a inclusão seja resposta, em palavra e ação, da vida por ti conferida a todas as pessoas. Acolhe as intercessões de teus filhos e de tuas filhas. Atende-nos segundo o teu querer. Amém!

(Oração adaptada do Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência – 2012)
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br