Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

O AMOR NÃO É DEFICIENTE.

25/08/2016

“Não amaldiçoe um surdo nem ponha na frente de um cego alguma coisa que o faça tropeçar. Tenha respeito comigo, o seu Deus.” Levítico 19.14

De 21 a 28 de agosto celebra-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Pelo grau de discriminação que as pessoas com deficiência sofrem, foi instituído não só o Dia da Pessoa com Deficiência, mas uma semana para lembrar e buscar compreender esta situação.

Que o Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo nos conduza em nosso falar e ouvir.

É assustadora a falta de amor que existe em nosso mundo. E esta falta de amor é mais gritante ainda quando se trata de alguém diferente, como é o caso de uma pessoa com deficiência.

A sociedade está construída sob o terrível alicerce da produção e do lucro. E quem não se encaixa neste alicerce, não tem vez, não tem espaço, é rejeitado e jogado fora.

Toda a sociedade se estrutura para atender pessoas assim chamadas “normais”. Quem tem dificuldade de andar, ouvir, enxergar, ou qualquer outra deficiência, a cada esquina encontra obstáculos colocados pelos próprios irmãos.

Esta semana eu andava por uma rua de Chapecó e uma pessoa estava efusivamente reclamando porque tinha que substituir uma escada por rampa na entrada do seu estabelecimento comercial. É uma lei que está aí sendo aplicada para possibilitar acessibilidade, ao menos física, para cadeirantes, p.ex.

Nós construímos nossa cidade cheia de escadas e obstáculos. E isto me fez lembrar das palavras do Levítico: “Não amaldiçoe um surdo nem ponha na frente de um cego alguma coisa que o faça tropeçar. Tenha respeito comigo, o seu Deus.”

Segundo esta palavra, nós estamos desrespeitando Deus. “Não ponha na frente de um cego alguma coisa que o faça tropeçar”, poderíamos traduzir esta palavra dizendo: Não ponha na frente de uma pessoa com cadeira de rodas, ou com muletas, ou com dificuldade de andar... uma escada para subir.

E não só no comércio e nas ruas da cidade isto é uma realidade, mas também nas igrejas que têm um gosto especial por escadas intermináveis – é na entrada do pátio, no banheiro, na entrada do templo, no altar... a cada passo, um obstáculo.

Muitas pessoas com deficiência acabam desistindo devido a dificuldade e até humilhação que precisam passar para se mover na sociedade, e acabam se trancando em suas casas.

Jesus dá ânimo e coragem. Diante de uma pessoa com deficiência Ele pergunta: - Você quer ficar curado? Com esta pergunta, Jesus quer animar aquele que já perdeu as esperanças de ter sua vida aceita e valorizada. Aquele que se trancou em sua casa ou foi colocado numa instituição e não quer enfrentar as dificuldades.

E aos demais, Jesus chama para que se disponham a ajudar. Toda a sociedade pode faze-lo. Não é necessário estar em contato direto com uma pessoa com deficiência, mas a nossa maneira de pensar a estrutura física da cidade já é um passo grandioso, assim como a aceitação para o trabalho.

Em Levítico Deus diz claramente: Desrespeitando a uma pessoa com deficiência, estás desrespeitando a mim. Portanto, sigamos o exemplo de Jesus e nos coloquemos a serviço do povo de Deus – povo que ama e respeita o diferente e que não coloca obstáculos, mas que verdadeiramente ajuda para que todos e todas tenham acesso livre na sociedade, no comércio, nas igrejas, ou em qualquer lugar que queiram freqüentar.

Que o Espírito Santo nos impulsione para esta tarefa divina.


Autor(a): Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Testamento: Antigo / Livro: Levítico / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 39229

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br