Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Uma Profunda Vontade de Ajudar

Solidariedade em Tempos de Coronavírus

08/04/2020

UMA PROFUNDA VONTADE DE AJUDAR

Informações diárias constatam que o mundo todo, inclusive nós, somos reféns da crise do coronavírus. Os longos dias do isolamento social parecem confirmar isso. Mas não é só o medo e a angústia que aumentam. Mesmo em quarentena, a solidariedade não pode ser confinada. Cresce nossa profunda admiração e gratidão a todas e todos que estão na linha de frente, numa exposição destemida que vai além das próprias forças. Algo que toca profundamente e mostra, mesmo com as limitações impostas, não deixamos limitar a vontade de fazer algo para ajudar.

Mônica, na foto, com máscara, mostra que o verdadeiro “colorido” reside na alegria expressa, no brilho dos olhos, que “falam” de pequenas grandes iniciativas. Elas transmitem a determinação dos que, com seu ímpeto de ajudar, seu estado de espírito e suas iniciativas, enfrentam o vírus. E promovem um cuidado, hoje, que salvará uma vida, amanhã!

Esse rosto inspirador na capa do Info Paz, nesse momento que entrará para a história, manifesta a profunda gratidão a todos os profissionais da saúde! Mônica tem uma irmã, Gabriela, médica. Liselotte, a mãe, sua admiração e preocupação com a filha, promove confecção de máscaras, para que outras certificadas cheguem aos profissionais na sua perigosa e árdua luta diária. As irmãs cresceram frequentando o pátio da Igreja da Paz, participando do Movimento Bandeirantes e Bororós. A mãe, além do engajamento comunitário, atuou como voluntária no Hospital do Câncer.

Compartilhamos esses exemplos, iniciativas admiráveis, às quais não têm restrição nem confinamento.

No Programa Comunitário da Reconciliação - uma iniciativa social e diaconal, na Zona Sul - ligado à Igreja da Paz, uma vez fechadas as portas para 350 crianças e adolescentes, foram disponibilizadas, imediatamente, cestas básicas às famílias mais necessitadas. Além disso, os colaboradores foram colocados à disposição de um projeto, sob orientação da professora Elke, pós-graduada em nutrição, que monitorará o impacto da crise sobre os mais vulneráveis no Município de São Paulo.

Na atual situação também redescobrimos a importância da OASE. Além do Lar dos Idosos, que recebe atenção e cuidados redobrados, a entidade mantém o Colégio Luterano na Zona Leste. Uma vez suspensas as aulas, agiram, prontamente, ao amparar as famílias dos alunos que tem o ensino gratuito.

Os belos exemplos mencionados testemunham iniciativas solidárias, humanas e de fé, que brotam e se estruturam em nosso meio. Mesmo forçosamente separados por algumas semanas, aliados aos inúmeros gestos anônimos, indicam que compaixão e solidariedade permanecem presentes. Nesse momento tão difícil e delicado, a Comunidade Luterana, além do resguardo familiar, acalenta algo que nos torna esperançosos, cuidadosos e confiantes. Uma experiência vital que nos manterá profundamente unidos e espiritualmente fortes.

“ E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4,7

P. Hermann Wille 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br