Missão com Famílias


ID: 2785

A paternidade é uma arte que tem no amor o seu maior fundamento - 1ª Coríntios 13.1 - P. Alberi Neumann - 09 de agosto de 2020

Em tempos de Coronavírus

09/08/2020

 

Chegamos a mais um Dia dos Pais! Parabéns!!!

Neste dia especial partilho uma breve mensagem a partir da pergunta: o que significa ser pai? Certamente teríamos muitas respostas lindas a esta pergunta. Cada uma com as suas vivências, aprendizados e histórias.

Meditando sobre o que significa para mim ser pai, vieram várias coisas à mente. Partilho uma entre as muitas que vieram. Para mim, ser pai é uma arte! Uma arte que tem no amor o maior fundamento. Afinal, ser pai e ter um/a filho/a não é a mesma coisa! Explico melhor: A questão vai muito além de gerar uma vida e colocar um novo ser no mundo. É preciso cuidar e criar essa pessoa que chega sem manual; é preciso dar afeto, dar segurança, brincar; é preciso educar, estar presente nas alegrias e dificuldades, ensinar princípios básicos, partilhar a fé e ser um companheiro de diálogo pelos caminhos da vida. Assim, ser pai é uma questão de amor e que, por sua vez, traz inúmeros aprendizados e um crescimento pessoal tremendo. Não é nenhum exagero dizer que os/as filhos/as nos fazem pessoas melhores. 

Num livro intitulado “Tempo de Viver”, o cientista Ivan Izsquierdo afirma que “precisamos de tempo para amar, realmente. Amar significa compartilhar tempo e os sentimentos e as emoções que nele habitam”. Ele nos convida a parar para pensar um momento só no seguinte: “Se não tivermos amor, para que queremos o tempo? Se não tivermos o tempo, para que queremos a vida?”

O tempo que passamos sem amor é tempo desperdiçado, é vazio. No amor, no entanto, o tempo não se perde e ganha valor, qualidade e significados.
O apóstolo Paulo já dizia isso com outras palavras na sua carta em 1ª Coríntios 13.1: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. Palavras muito apropriadas para o dia de hoje!

Sim, a paternidade é uma arte. E por ter no amor o seu fundamento, traz consigo aprendizados e significados diários por toda a vida. E por essa razão é possível dizer que a paternidade é uma grande dádiva de Deus!

Prezados pais!
Peçamos a Deus por sabedoria para que saibamos distinguir entre o que significa ser pai e ter um/a filho/a. Peçamos a Deus por sabedoria para que realizemos esta arte da paternidade com muito amor e criatividade; Peçamos a Deus por sabedoria para que busquemos Nele a fonte de todo o amor que desejamos para nossos filhos/as, para às pessoas à nossa volta e para nós mesmos.
Feliz Dia dos Pais!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br