Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Cuidar da alma é servir a Deus - A vida não está à venda

Estudo Bíblico

01/09/2019

 

Cuidar da alma é servir a Deus
A vida não está à venda

 

Um dos subtemas da IECLB para 2016 destacava: as pessoas não estão à venda. Esta máxima continua valendo e precisa se perpetuar pelas gerações.  As pessoas não podem ser vendidas como / em / para ofertas religiosas, projetos da economia de mercado, tráfico, prostituição e acordos institucionais que violam direitos
humanos.

Enquanto cristãos e cristãs, lutaremos sempre contra a mercantilização das pessoas, contra um sistema maligno que desvaloriza a vida ou, utilizando o pensamento do Sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017), que refuga, denigre e ‘lixifica’ o ser humano.

Nessa linha de pensamento, podemos adaptar o slogan de 2016 na direção da nossa temática: A vida não está à venda... mas o que é a vida? A pergunta pode parecer óbvia, porém é necessário fazê-la constantemente, em especial quando nos confrontamos com notícias (veiculadas em meios de comunicação seculares), tais como: Morador de rua é assassinado, Adeptos de religião de matriz africana sofrem ameaças de morte de evangélicos, Violência e morte de mulheres é cada vez mais frequente, Brasil tem alto índice de homicídios, Depressões gravíssimas levam pessoas ao suicídio.

Diante dessas e tantas outras notícias difíceis de ver e ouvir, como não refletir sobre o conceito da vida, como não lutar até o fim para que a vida prevaleça sempre? Afinal, ela é menosprezada e banalizada diariamente. É por isso que faço questão de escrever: Vida é alma, psique, experiência da consciência e da inconsciência; força interior, força inspiradora que altera estados e emoções, que fomenta percepções, prazeres, reflexões e paixões. É sopro que movimenta, é energia criada e criativa, é a totalidade do próprio eu e do tu. É sangue, presença, existência. É você, sou eu, é o próximo, é Deus, como afirmam as Escrituras (Jo 11.25).

O Escritor polonês-judeu Adolf Rudnicki (1912-1990), que vivenciou a Segunda Guerra Mundial e trabalhou a temática do Holocausto e da resistência  judaica, escreveu: ‘Vivemos em um mundo ameaçado e neste mundo o único valor autêntico que nos resta é a vida, nada mais que a vida’.

Considerando o Lema do Mês (Mt 16.26) e sabendo que o único valor autêntico que nos resta é a vida, quem colocaria tudo isso a perder? Ganhar o que do mundo e perder o que da vida? Ela não está à venda, portanto tenhamos cautela quanto às coisas ou causas às quais nos entregamos de corpo e alma. Avaliemos qual é o limiar entre o ganho e a perda do maior bem ofertado por Deus.

O Filósofo Sócrates, antes da era cristã, já afirmava que mais vale cuidar da alma que das riquezas e felicidade, porque ‘cuidar da alma é servir a Deus’.  Aqui está o ponto de encontro entre a vida humana e o desejo de Jesus, qual seja: incluir-nos em sua paixão por Deus e pela vida.

O que Jesus procurava expressar aos discípulos pode ser parafraseado nos nossos dias mais ou menos assim: Vocês têm uma Missão, uma causa, e essa causa se destina a cuidar da vida, assim como eu a tenho cuidado. Se cuidarem como eu a cuido, estarão servindo a Deus, estarão me seguindo e, quem me segue em razão dessa Missão, já ganhou tudo o que o mundo jamais poderia dar.

Essa foi uma temática pesada de tratar, por isso convido você, leitor e leitora, a ouvir a música Cuida com cuidado da Palavra Cantada. A partir de uma  linguagem lúdica, continuemos nessa perpétua reflexão sobre a vida! Aí vai um trechinho:

..... e o bicho homem?
Tá, vou falar: esse bicho é demorado
Dá um bocado de trabalho danado
Nunca é bastante toda hora todo instante
Precisa de muito cuidado
Cuida com cuidado, da impaciência
Cuida com cuidado, da solidão
Cuida com cuidado, da violência
Cuida com cuidado, da dispersão
Cuidado com o mundo das drogas
Cuidado com a intolerância
... mas sem paranoia
Cuida com carinho
Sem paranoia
Cuida do caminho
Sem paranoia
Cuida com amor
Sem paranoia
Cuida com humor


Dinâmica

Canto

Sim, Vale a pena viver (LCI 559)

Quebra-gelo

O que você mudaria no mundo com 100 milhões de reais?

Canto

As pessoas hoje correm (LCI 640)

Leituras Bíblicas

Salmo 49.1-15, Salmo 63.1-8, Lucas 4.6-8 e Mateus 16.24-26

Reflexão e Diálogo

Levantar exemplos em que a vida humana é mercadejada (relações de trabalho, prostituição, crianças, jovens, tráfico de drogas, entre outros exemplos e questionar:

- quais ações o grupo tem realizado na intenção de preservar a vida humana?

- como Jesus compreendia a vida?

- de que forma Jesus se colocava diante das ameaças ao bem comum?

Incentivar que o grupo exteriorize a sua paixão por Jesus e o que ele representa para cada um e cada uma e lançar a questão:

- como é ser seguidor, seguidora de Cristo e o que isso implica na vida?

Oração
(adaptação Carta Laudato Si’, de autoria
do Papa Francisco, 2015
)

Nós te louvamos, Pai, com todas as suas criaturas. Louvamos a ti, Jesus, que fez parte desta terra e contemplou este mundo com olhos humanos. Hoje está vivo em cada criatura com a sua glória de ressuscitado. Louvamos a ti Espírito Santo, que guia este mundo para o amor do Pai e acompanha o gemido da Criação, vive também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem.

Senhor Deus, dá-nos a graça de nos sentirmos unidos a tudo o que existe. Mostra-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do teu carinho por todos os seres desta terra, porque nenhum deles é esquecido por ti.

Ilumine os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, mas amem o bem comum, promovam os fracos e cuidem deste mundo que habitamos.

Senhor, nos ajuda a protegermos cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o teu Reino  de justiça, paz, amor e beleza.
Amém.

Canto

Graças dou por esta vida (LCI 479)

Filme
(material complementar)
Almas à Venda (2009)


P. Felipe Milani | Ministro na Comunidade Missionária do Vale do Atibaia (CELVA), em Valinhos/SP

Fonte: Jorev Setembro 2019


 


Autor(a): Felipe Milani
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 26
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 54512

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br