Missão nas Escolas



ID: 2662

1º Simpósio Internacional de Lutero

Um desafio ao resgate do legado de Lutero no contexto da educação em todos os níveis

14/09/2012

1º Simposio Internacional de Lutero
Anfitriã - Paróquia Martin Luther
Palestrante Prof. Dr. Euler Renato Westphal
Palestrante Prof. Dr. Thorsten Dietz
Palestrantes do Simpósio
Participantes do Simpósio-1
Participantes do Simpósio-2
Participantes do Simpósio-3
Presença na palestra noturna-1
Presença na palestra noturna-2
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Santa Isabel (1ª Comunidade Luterana de Santa Catarina), São Bento do Sul e Joinville – Estas 3 cidades serviram de palco para a realização das 3 edições sequenciais do 1º Simpósio Internacional de Lutero, ocorrido ao longo da primeira quinzena de setembro. O evento foi promovido pela Faculdade Luterana de Teologia – FLT, em conjunto com o Departamento de história Eclesiástica da Friedrich Schiller Universität de Jena (Alemanha), e com apoio, respectivamente, dos Sínodos Centro-Sul-Catarinense e Norte Catarinense.

O simpósio realizado nesse ano de 2012 foi o primeiro de uma sequência de eventos que serão promovidos pela FLT até o ano de 2017, como forma de refletir sobre as contribuições da Reforma Luterana para o nosso tempo e, ao mesmo tempo, como maneira de promover eventos preparatórios para a lembrança do jubileu da Reforma no ano de 1517. A ideia é a de abranger a cada ano alguns dos Sínodos da IECLB, com a intenção de ter oferecido uma edição do Simpósio em cada um dos 18 Sínodos até o ano de 2017.

Esses simpósios pretendem reunir anualmente pesquisadores de ponta da pesquisa de Lutero da Alemanha e envolver as diversas pessoas da IECLB que tem se dedicado à pesquisa e ao conhecimento de Lutero, promovendo intercâmbio acadêmico-científico em nível nacional e internacional e, ao mesmo tempo, a socialização dos resultados das pesquisas acadêmicas com as “bases” das comunidades, tanto em termos de ministro/as, como em termos de comunidades luteranas locais e regionais.

No conjunto de palestras que ocorreram nas manhãs e tardes, o evento contou com a presença de ministro/as da IECLB, PPHMistas, estudantes de teologia e lideranças nas suas 3 edições, bem como com a presença de alguns visitantes ecumênicos, advindos de outras denominações cristãs. E, às noites, a comunidade local e regional pode fazer-se presente, tendo sido brindada com palestras sobre temáticas e desafios.

Os preletores foram os professores de teologia P. Dr. Paulo Butzke (Faculdades EST), P. Dr. Gerson Fischer (FLT e Faculdade Teológica Batista do Paraná), P. Dr. Euler R. Westphal (FLT e Univille) e Prof. Dr. Thorsten Dietz, pesquisador convidado, vindo da cidade de Marburg, na Alemanha, onde atua na Theologische Hochschule Tabor. Dietz teve sua tese de doutorado sobre O conceito de temor em Lutero (Der Begriff der Furcht bei Luther. Tübingen: Mohr Siebeck, 2009), recentemente contemplada com um prêmio da Luther Gesellschaft alemã, entidade que premia as melhores pesquisas sobre Lutero.

O tema escolhido para o ano de 2012 foi Lutero e Educação. Através das diversas palestras, os preletores resgataram as bases teológicas do conceito luterano de educação, que residem, por exemplo, na compreensão luterana da justificação por graça e fé, de liberdade cristã, a relação entre liberdade cristã e serviço abnegado a Deus no mundo, o conceito luterano de vocação (“Berufung”) e trabalho (“Beruf”), bem como a compreensão de teodidatismo, entre outros. O Prof. Dr. Thorsten Dietz apresentou os resultados das pesquisas mais recentes em relação ao papel central que a redescoberta do evangelho por Lutero teve para a reorganização da educação teológica e para a elaboração de um sistema de escolas que tinha por intenção auxiliar as pessoas a ler, escrever e interpretar, para que pudessem ser livres para ler e interpretar a Bíblia e tivessem preparo para exercer sua profissão de servir a Deus no mundo. Suas abordagens apresentaram as descobertas do jovem Lutero, seu embate com a teologia e a piedade escolástica medieval. Ele também apresentou os resultados da pesquisa recente sobre a relação entre Reforma e Humanismo. O Prof. Dr. Euler Westphal proporcionou abordagens históricas mais abrangentes, apontando tanto para as contribuições de Lutero para a educação, a cultura e as sociedades ocidentais, quanto para os intensos processos de secularização da tradição protestante ocorridos ao longo dos séculos, incluindo os estragos dessa secularização na sociedade e na igreja atual. “Deus não tem netos, somente filhos” – Essa frase, repetida por diversas vezes e acompanhada de ricos exemplos do passado e do presente, mostrou como nossas famílias luteranas estão secularizadas, tendo perdido em boa medida a compreensão e a experiência do evangelho. Hoje há um intenso processo de descristianização acontecendo em nossa sociedade, sendo que até mesmo as igrejas tem colaborado com isso, na medida em que deixaram de testemunhar com clareza e fidelidade o evangelho. Na busca de ser relevante à sociedade, mas adequando por demais o seu discurso, e ofuscando o próprio evangelho, até as igrejas da Reforma não raro tornaram-se, no fundo, irrelevantes. O prof. Euler apontou para a crise de convicções de fé da atualidade e para a necessidade de que a igreja luterana esteja realmente em permanente reforma, para que o evangelho da graça seja sempre de novo redescoberto, experimentado existencialmente, compreendido e ensinado para as próximas gerações. O prof. Dr. Paulo Butzke contribuiu com uma profunda abordagem histórica e prática sobre “oração, meditação e provação” como palavras-chave do método teológico de Lutero. Além de ter resgatado as bases históricas da compreensão de Lutero, sua abordagem evidenciou a necessidade premente de se redescobrir a relevância do desenvolvimento de formas e exercícios de espiritualidade no contexto da formação teológica. A teologia pressupõe o desejo de estudo e convívio profundo com as Escrituras Sagradas, no contexto da vivência de espiritualidade firmemente ancorada na experiência pessoal da graça de Deus. O prof. Dr. Gerson Fischer apresentou os resultados das pesquisas internacionais mais recentes sobre a temática de “quem é a pessoa humana”, em especial as pesquisas advindas das ciências neuronais da atualidade. Suas abordagens revelaram a profundidade e atualidade do conceito de “pessoa” em Lutero, amplamente baseado na antropologia da tradição hebraico-cristã, e focado para destacar a dignidade inalienável da pessoa humana, como objeto do amor incondicional de Deus. Suas abordagens relevaram ainda as tendências profundamente materialistas das pesquisas neuro-científicas atuais, que tendem a uma clara distorção e até negação da pessoa. Conclamou os participantes a resgatarem o rico legado bíblico-reformatório de Lutero quanto à dignidade da pessoa. No contexto de uma ampla abordagem da compreensão de Lutero do 4º mandamento, o Dr. Gerson apresentou o conceito luterano de “paternidade responsável”, mostrando como ele pode ser aplicado no contexto familiar, escolar, social e político, sempre considerando a necessidade de “pensar globalmente e agir localmente”.

Todas as abordagens animaram os participantes a resgatarem com ânimo e alegria o rico legado bíblico-reformatório de Lutero, a ter coragem de transmití-lo e vive-lo num contexto hipermoderno, pois a somente a contínua redescoberta e vivência da clareza do evangelho da graça incondicional e libertadora de Deus, revelada pelo Pai através de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo, é o elemento que está em condições de transformar a pessoa, a igreja, a escola e a sociedade.
 


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