Missão nas Escolas



ID: 2662

Agitação - Pastoral Escolar Colégio Pastor Dohms

19/09/2011


Você já ouviu, uma vez, o seu coração ao acordar de manhã cedo? Se não se acordar com um susto, ele quase é imperceptível. Ele bate mansamente, como se estivesse envasilhado sem nenhum compromisso, apenas está esperando que seja agitado para mais um dia. E os especialistas afirmam que para existir a longevidade desse órgão muscular, formado de duas aurículas e dois ventrículos, ele precisa de agitação. Ele precisa assumir a sua verdadeira função que é bombear, circular o material nutritivo às células. Mas ele não perde sua função, esteja ele calmo ou agitado.

Não é misterioso e enigmático nosso corpo humano? Quem pode verdadeiramente compreender que quanto mais movimento houver mais tempo dura a vida! A cor do vinho só existe, porque a uva passou por um processo de agitação. O trigo virou pão, porque se deixou triturar.

Nesse sentido, estamos ainda diante de nossos maiores desafios. A cor da vida só existirá quando, não só o corpo humano, mas também nossos pensamentos, nossas idéias forem constantemente agitados. Agitados para salvar a vida do planeta.

Talvez devêssemos agora explicar um pouco o que significa essa palavra “agitação”. Porque se os desafios se resumirem ao significado globalizado, certamente aí estaremos procurando a morte. Hoje agitação, para a maioria, significa perturbação do espírito, excitação e transtorno. Mas eu estou falando do mover-se com freqüência, do mexer-se para ganhar cor.

E para acontecer essa cor o nosso pensamento deve passar pela consciência coletiva. Ainda falta muito para pintarmos a vida a todos iguais.  É só pensar no cuidado que temos com nosso planeta. Temos ele para viver e morar ou temos ele para explorar um ao outro? Trágico é ainda o fato de que faltam instâncias de gerenciamento global. E enquanto isso não acontecer devemos fazer a nossa missão: nos alfabetizar ecologicamente para rever nossos hábitos de consumo.

Pensadores dizem que o ser humano tem os pés no chão e a cabeça aberta para o infinito. Então o coração deve unir chão e infinito. A lógica do coração é que ele tenha a capacidade de encontrar a justa medida para construir o equilíbrio.

Somos realmente capazes para isso? Sozinhos, certamente, não conseguiremos. Mas, considerando a misericórdia de Deus por nós, teremos muita chance, pois ele dá o sol e a chuva a justos e injustos. O salmo 103 expressa: O Senhor é rico em misericórdia, não está sempre acusando nem guarda rancor para sempre; como um pai sente compaixão pelos filhos e filhas, assim o Eterno é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó.

Deus é um grande e verdadeiro coração sempre em agitação.


P. Bertilo Schneider
Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
 


Autor(a): Bertilo Schneider
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação em Escola
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11770

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br