Missão nas Escolas



ID: 2662

Mais de 600 estudantes participam da 55ª Onase no Colégio Mauá

Os jogos se estendem até sexta-feira, quando ocorre a solenidade de encerramento, a partir das 19h30

24/09/2019


Como parte inicial das comemorações dos 150 anos do Colégio Mauá, nesta quarta-feira, 25, começa a 55ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase) em Santa Cruz do Sul. A cerimônia de abertura acontece às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo, do Parque da Oktoberfest. Os jogos se estendem até a sexta-feira, 27, quando ocorre a solenidade de encerramento, a partir das 19h30, no Ginásio Principal do educandário, ocasião que será conhecido o grande campeão da competição. “Estamos prontos para receber os 633 estudantes e realizar um grande evento, marcado pela amizade, pela integração e pelo espírito esportivo”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen.

Na Onase 2019 serão disputadas as modalidades voleibol e basquete, masculino e feminino, nas categorias infantil e infanto-juvenil (de 12 a 17 anos). Os jogos acontecem nos ginásios do Colégio Mauá, no Esporte Clube União Corinthians, no Ginásio Poliesportivo e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além dos estudantes, provenientes de 19 municípios e 20 escolas, a olímpiada vai contar com 61 equipes e as participações de 57 técnicos e auxiliares. A arbitragem terá 27 profissionais ligados às Federações Gaúchas de Vôlei e Basquete.

De acordo com coordenador geral do evento, o professor do Colégio Mauá, Rafael Fetter, os professores e alunos do educandário trabalharão de forma voluntária durante a Onase. Os educadores e funcionários da escola foram divididos em comissões, num total de 16, para auxiliar na organização da competição, bem como os alunos do Grêmio Estudantil e do Teatro também foram convidados a participar de alguns grupos. “Todos os alunos e praticamente todos os professores de outros municípios foram alojados em casas de famílias do Colégio Mauá. Teremos um grande evento esportivo e também de integração e hospitalidade”, conta ele.

Onase

A Rede Sinodal de Educação realiza, anualmente, uma Olimpíada Nacional, com a participação de estudantes de toda a Região Sul do Brasil. Em 2019, o Colégio Mauá é o responsável em organizar o evento e receber os mais de 600 alunos para os três dias de competição. “É a oitava vez que sediamos esta grande confraternização do esporte da Rede Sinodal. Esta é a maior já organizada por apenas uma escola”, ressalta Raschen. No ano passado, o colégio santa-cruzense, nas disputas de atletismo e xadrez, realizadas em Teutônia, conquistou o tricampeonato.

A primeira edição da competição aconteceu em 1954, quando era chamada de Olimpíada das Escolas Evangélicas, organizada pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo e promovida pelo Departamento de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Durante 20 anos, o campeonato ocorria de dois em dois anos, com disputas de basquete, vôlei, atletismo e xadrez. Em 1974, ela passou a ser anual, com a intercalação das modalidades, duas em duas.

Em 1984, as escolas de Santa Catarina e do Paraná passaram a participar do evento, sendo que, até então, somente competiam educandários do Rio Grande do Sul, filiados à IECLB. No mesmo ano, a denominação mudou para Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas (ONEE). A iniciativa passou a se chamar Onase na sua 36ª edição e permanece até hoje.

Convite à Imprensa:
O que: Abertura da 55ª Onase
Quando: Quarta-feira, dia 25 de setembro, às 20 horas
Onde: Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest (Acesso pela Rua Coronel Oscar Jost)

Four Comunicação

Fonte: Gazeta do Sul
    


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br