Formação Teológica


ID: 2663

Ação de Graças: agradecer e celebrar o amor de Deus para conosco

03/09/2006

Doação, celebração, oração, comunhão, integração, união e amor ao próximo. Estes foram os resultados do primeiro Culto Eucarístico de Ação de Graças da FLT, realizado no último dia 09 de agosto às 15horas nas dependências de nosso Campus.

A idéia surgida entre os alunos Daniel Marlo (2º ano TEO) e Márcio Simões (1º ano TEO) em março deste ano, foi carinhosamente aceita pelo diretor-reitor da faculdade Dr. Claus Schwambach e também pela Pró Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Bacharelado em Teologia, na pessoa dos professores Adriana Bräuninger e Klaus A. Stange. Já a data, foi escolhida pela direção e coordenação, para ser um culto de integração e recepção dos alunos para esta segunda etapa do ano letivo da FLT.

De um culto campal, surgiu à idéia de fazer uma pregação sobre o Sermão do Monte – As Bem-aventuranças, aproveitando o contexto de ser um culto ao ar livre em meio à bela natureza que aqui se faz presente. Todo este sugestivo e belíssimo cenário completou ainda mais a “paisagem litúrgica” da celebração temática. Toda a liturgia, desde os cânticos, hinos, leituras e oração eucarística apontaram para o tema da pregação, que foi realizada pelo professor Rolf R. Krüger.

O culto iniciou no gramado, próximo ao estábulo, com as palavras de saudação do Prof. Dr. Claus Schwambach, onde uma grande cruz ornada com estola verde recebia a todos. A liturgia inicial foi realizada por vários alunos, desde o CBB (Curso Bíblico Básico) passando pelas turmas do 1º, 2º e 4º ano de Bacharelado em Teologia, que acompanhados por cânticos litúrgicos e hinos diversos, louvava e entoava graças ao nosso amado Deus. Subindo o morrinho gramado, cantando e orando, os alunos foram recebidos pelo grupo de louvor, organizado pelo aluno Laurindo Silveira (1º ano TEO) com a música “Bem-aventuranças” com letra e melodia de nosso colega, o aluno Bruno D’ambros (1º ano TEO).

Em seguida a pregação da Palavra de Deus voltada ao tema do culto, emocionou a muitos, desde alunos, professores e funcionários da faculdade, até alguns visitantes do bairro que também prestigiaram o evento. O momento de Ação de Graças foi algo surpreendente! Como as pessoas compreenderam a causa do amor ao próximo e fizeram suas doações na medida de suas possibilidades e de acordo com o proposto em seus corações, motivados por 2 Co 9.7. As ofertas foram contadas pelo Dr. Claus Schwambach juntamente com o professor Klaus Stange e alunos representantes de todas as turmas, e divididas em partes iguais, que foram destinadas a duas entidades ligadas à Igreja: a nova Comunidade Luterana na cidade de S. Luis no Maranhão (em edificação), e o distrito da MEUC – S. Bento do Sul, para trabalhos de evangelização em hospitais da cidade. Também foi feita uma oração especial de agradecimento pelas ofertas e ainda um momento de reconhecimento aos 25 anos de ministério missionário do Prof. Dr. Werner Wiese.

Por ser um culto eucarístico, toda a liturgia da Santa Ceia, foi realizada pelo professor Pr. Euclécio Schieck, revestido festivamente com alba branca e estola verde. A seqüência de partes que compõem a oração eucarística foi toda baseada na nova proposta litúrgica da IECLB, com destaque ao resgate da liturgia advinda e legada da Igreja primitiva. O Coral da MEUC – Distrito de São Bento do Sul teve bonita participação nesta parte do culto durante a interpretação do Agnus Dei, sob regência do Missionário Klaus Stange. O Sacramento do Altar foi também realizado de uma forma rústica, com cálice de barro e pães asmos. A bonita decoração da mesa da ceia contou ainda com arranjo de flores com uvas e ramos de trigo, além da tradicional toalha branca e antepêndio (com símbolos litúrgicos bordados) de cor verde, seguindo o calendário litúrgico-eclesiástico. Esta ornamentação ficou a cargo do aluno Cleiton Friedemann (1º ano TEO), também responsável pela montagem e decoração do altar principal com seus principais elementos.

A comunhão em torno da Santa Ceia foi feita de forma diferente da tradicional, em cinco grupos organizados em círculo onde o Pastor Euclecio, o Missionário Hans Jürgen (da MEUC – S.B.S.) e os professores Klaus Stange, Rolf Krüger e Dr. Claus Schwambach, foram os responsáveis pela distribuição. A primeira pessoa recebia os elementos consagrados (pão e suco da videira) com as palavras “Tomai e comei, isto é o verdadeiro corpo de Cristo dado por ti” e “Tomai e bebei, isto é o verdadeiro sangue de Cristo derramado por ti, para a remissão dos teus pecados” e, após comungarem deste meio da graça que Deus oferece a nós por meio de Jesus Cristo, passavam os elementos ao comungante do lado direito dizendo as mesmas palavras. Ao final da distribuição, todos se deram as mãos e ouviram as palavras de consolo e bênção do pastor e dos missionários professores.

Um dos momentos de grande destaque também neste culto foram às músicas apresentadas pelo grupo de louvor, que com carinho e dedicação ensaiaram todo um repertório com musicas mais atuais cantadas em algumas comunidades e paróquias da nossa IECLB e MEUC.

Após o culto, houve ainda uma gostosa confraternização entre os alunos, professores e demais funcionários da FLT, com direito a comes e bebes, marcando assim, de forma diferente, o início do segundo semestre do ano letivo de 2006 na Faculdade Luterana de Teologia. Todo o empenho de várias pessoas que acreditaram neste evento, somado as várias formas e estilos de celebrar em nossa Igreja, fez com que o culto festivo fosse coroado de êxito em todos os sentidos.

Por fim, não poderíamos encerrar este relato sem agradecer de coração ao empenho e carinho de todos, que direta ou indiretamente, colaboraram na realização do 1º Culto Eucarístico de Ação de Graças da FLT, assim como à Juventude da MEUC que emprestou todo equipamento para a sonorização e instrumentos musicais para a banda. A todos vocês, o nosso muito obrigado!

Fonte: Marcio Simões da Costa (1º ano de TEO – Comissão Organizadora)
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br