Formação Teológica


ID: 2663

Curso de Teologia Popular (CTP) 12ª Edição 14ª etapa

28/09/2019

grupo
Jogos cooperativos Diácona Dirceu Quinot
meditação sobre dia da árvore
Assessoria Pablo Dumer
celebrantes da culto
0cd8d19d-4257-4fe5-88ae-af05fbfa4264
87942d82-41fb-4f3d-8054-de4097a2d72e
DSC03796
DSC03798
DSC03799
1 | 1
Ampliar

Pluralismo Religioso 

Nos dias 28 e 29/2019, 16º domingo após Pentecostes tivemos a 14º Etapa do CTP (Curso Teologia Popular), com o tema Pluralidade Religiosa, Mercado Religioso e Pós-Modernidade. Como orientador contamos com a presença Pablo Fernando Dumer, doutorando em Teologia, bolsista CNPG, Faculdades EST - São Leopoldo – RS.
Foi de bom proveito e aprendizado, mergulhamos um pouco na história das principais religiões. Atualmente, o Brasil é um pais com muitas religiões, muitas delas são bem maiores em relação a igreja protestante. As religiões neste cenário muitas vezes resignificam a fé como produto, como bem? Ela parte de uma experiência religiosa genuína, mas circula como produto que oferece consolo, segurança e cura às pessoas.
A partir deste cenário de muitas religiões e contextos históricos é importante lembrar as palavras do manifesto da IECLB no Pluralismo Religioso. No qual tem como objetivo afirmar positivamente quem somos, como vivemos em comunidade, como realizamos culto e como servimos nesse mundo pluralista. E o Verbo se fez carne prega o evangelista João no início de seu evangelho. Dessa forma testemunha a encarnação de Deus. Já que Deus se torna concreto e palpável, também a igreja procura testemunhar, de maneira concreta, o amor divino para dentro de cada contexto novo. Já que os tempos e as situações mudam, a igreja precisa redefinir conteúdo e jeito de seu testemunho, seja por meio da pregação, da vivência ou através da ação diaconal. Queremos agradecer aos nossos colegas de Concórdia, através da celebração da litúrgia, nos transmitiram palavras de oerientação e esperança. Agradecemos também ao Diácono Dirceu Quinot da Paróquia de Mondai pelas dinâmicas que nos proporcionou. Não podemos deixar de agradecer a equipe da cozinha de Piratuba pelo seu empenho e também nossa orientadora Diácona Catia pelo carinho depositado.

Cetepistas: Herna Luiza Breitkreitz e Magali Angela Schmidt


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br