Formação Teológica


ID: 2663

É preciso acreditar - Lucas 24.36b-48 - Estagiário Tiago Schroeder - 17 de abril de 2021

Oração em tempo de coronavírus

17/04/2021

Que a paz de Cristo esteja com todas e todos vocês.

Queridas irmãs, queridos irmãos, a duas semanas celebramos a Páscoa, onde relembramos a ressurreição de Jesus Cristo. Amanhã, domingo, em muitos cultos iremos relembrar o momento em que Jesus ressuscitado aparece aos seus discípulos. Nesta história, podemos perceber que os discípulos de Jesus tiveram uma grande dificuldade em acreditar que Jesus Cristo em carne e osso estava vivo frente aos seus olhos. Eles já não haviam acreditado na boa nova que Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé anunciaram, Jesus está vivo, Jesus ressuscitou.

Os discípulos conviveram um bom tempo com Jesus, ouviram as suas palavras, presenciaram seus milagres, participaram de sua vida extraordinária e sabiam que Jesus havia anunciado a sua própria morte, mas também a sua ressurreição, e mesmo assim, acreditar em tudo o que estava acontecendo diante dos seus olhos parecia ser muito difícil. Nem ver e tocar as cicatrizes dos pregos nos pés e nas mãos foi o suficiente para acreditarem.

Hoje em dia poderíamos dizer que os discípulos eram do tipo que dizem “eu só acredito vendo” e quando viram disseram “não acredito”. O acreditar ou não em algo, também é hoje para nós um grande desafio. Se olharmos para a principal notícia nas mídias desde o início do ano passado, vemos que a pandemia é o principal tema. Desde o início do ano passado, vimos dia após dia o número de pessoas infectadas e pessoas mortas crescer. Só no Brasil já passamos de 360 mil mortes, no mundo, estamos nos aproximando de 3 milhões de vidas levadas em decorrência da pandemia, e mesmo assim, acreditar nisso tudo ainda parece ser muito difícil para muitas pessoas. Mesmo com o Brasil tendo uma média móvel diária de mais de 3 mil mortes, muitas pessoas, assim como os discípulos “só acreditam vendo”, porém nesse caso, o “acreditar vendo” pode ser muito mais difícil quando você ou alguém que você ama estiver numa fila esperando para ser entubado, ou até pior. Tudo isso porque alguém não quis acreditar no que estava vendo e ouvindo todos os dias a mais de um ano, o “acreditar vendo” nesse caso, é mais um acreditar sentindo, sentindo na pele ou sentindo na consciência.

Queridas irmãs, queridos irmãos, sempre teremos momentos de dúvidas, incertezas e medos, assim como os discípulos de Jesus tiveram, mas novamente, neste momento que nós estamos vivendo, dúvidas, incertezas e até negacionismo em relação a pandemia geram mortes. E nós, pessoas cristãs, somos chamadas e a sermos responsáveis, cuidando uns dos outros, e, neste momento, cuidar do outro, da outra, pode ser feito de casa, simplesmente tentando ao máximo evitar contato social, evitar com que o vírus se espalhe.

A palavra de Deus está cada dia mais viva. A cada dia nos damos conta de que ela foi escrita justamente para esses tempos. Deus sabe que também nós precisamos ser libertados e libertadas do medo e da dúvida. Ele sabe que a realidade que estamos enfrentando também nos apavora e por isso, nos alimentarmos de fé e esperança se torna tão importante, mesmo que de forma virtual. Oremos para que Deus nos liberte desta angústia, deste medo e que consigamos ouvir com alegria o chamado de Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Mt 16.24


MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br