Qualificação Funcional


ID: 2664

Retiro Paroquial de Lideranças na Paróquia Apóstolo Tiago - Jaraguá do Sul/SC

Paróquia Apóstolo Tiago

26/02/2019

retiro12
retiro1
retiro2
retiro3
retiro4
retiro5
retiro7
retiro8
retiro9
retiro10
20190224_073156
20190224_104613
20190224_113559
20190224_123740
1 | 1
Ampliar

Retiro Paroquial de lideranças
Paróquia Apóstolo Tiago

No final de semana, 23 e 24 de fevereiro de 2019, aconteceu na casa de retiros FELUZ (Fundação Evangélica Luterana Rio da Luz), o retiro de lideranças da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Tiago.
À tarde começou com uma palavra de acolhida e uma alegre e desafiadora dinâmica. Momentos conduzidos pelos Pastores Renato e Gislaini. O intuito foi permitir que os e as participantes se conhecessem melhor e fizessem já uma reflexão da importância do seu servir como liderança em presbitérios ou grupos das comunidades. A dinâmica veio recheada de acolhimento e aproximação de quem participou.
Com a intenção de trazer aos participantes novo ânimo ao ano que está começando a Diaconisa Arlete Prochnow esteve conosco e trabalhou a temática “A liderança de Jesus e a alegria no servir”.
Através de uma conversa gostosa a Diaconisa apresentou o tema, fazendo com que todas as pessoas participassem. Ao nos falar sobre cinco pilares da forma de servir de Jesus, apresentou pontos importantes para a nossa caminhada como líderes, parte do corpo de Cristo.
A oratória, primeiro ponto apresentado, trouxe a reflexão sobre o jeito como nós temos falado sobre o que cremos, sobre a boa-nova do amor de Deus a nós revelado no próprio Jesus Cristo.
Ao tratar o ponto justiça, uma imagem fez-nos comparar justiça com igualdade. Justiça é algo além do que tratar igual. É perceber cada situação e saber acolher e cuidar das pessoas em cada uma delas.
O ponto central, o amor ensinado e vivido por Jesus. As formas como vivenciamos esse amor na nossa liderança nos ajuda a alcançarmos e transformarmos o lugar e as pessoas ao nosso redor.
E assim, o quarto pilar, conhecer as pessoas, nos motiva a ouvir suas histórias, suas lutas e alegrias. Olhar para as suas carências. Jesus sempre perguntou antes de agir: que queres que eu te faça?
Para finalizar, o pilar que trata do quanto é essencial a oração na caminhada de lideranças de comunidades cristãs. É a conversa com Deus, momento de pedir forças, compartilhar nossos planos e projetos, pedir orientação e discernimento, buscando apoiar-se na fé em Jesus e na Palavra de Deus.
À noite, depois de sermos abastecidos e abastecidas com a partilha e ensinamentos da Diaconisa Arlete, fomos envolvidos e envolvidas por uma celebração toda especial, preparada pelos Ministros da Paróquia Apóstolo Tiago, Renato e Gislaini. Alimentamos a nossa fé e vivenciamos a comunhão com Deus através da oração pelas dores e cargas de cada um, de cada uma, pelas dores do mundo e entregamos também a Deus a nossa gratidão por cada dádiva Sua em nossa vida. Fomos preenchidos e preenchidas com a certeza do grande amor de Deus que se renova a cada novo dia sobre nós.
No domingo, aprofundamos o nosso conhecimento da Palavra de Deus e, em diálogo, buscamos avaliar o que podemos fazer diferente para sermos comunidades ainda mais acolhedoras, inclusivas e pessoas responsáveis com a missão de Deus.
Ele, Deus, usa as pessoas para chegar a cada um e a cada uma de nós. Por usar seus filhos e filhas como instrumentos seus somos gratos e gratas e saímos deste retiro, renovados e renovadas, animados e animadas para anunciar e viver a sua Palavra de vida, amor e justiça.
Além de tudo isso de bom que aconteceu, que aprendemos e compartilhamos, vivenciamos também o sentido do servir ensinado por Jesus. Várias foram as mãos que se dispuseram a fazer deste final de semana um momento de união e comunhão. Cada pessoa, com seu dom, foi importante... quem ajudou na organização, as mãos que tocaram o violão, as vozes que cantaram a canção, as mãos que preparam o alimento e organizaram cadeiras e aqueles que dividiram seus conhecimentos e espiritualidade com palavras.
Gratidão por este tempo!

Claudiana
Aline
Pa. Gislaini
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br