Qualificação Funcional


ID: 2664

Seminário de Formação de Lideranças no Sínodo Planalto Rio-Grandense

11/07/2015

Apresentando o Mapa do Sínodo 1
Apresentando o Mapa do Sínodo 2
Liderança reunida 1
Liderança reunida 2
Momento da Meditação
Momento da Palestra
Pa Ana Isa dos Reis-Vice Sinodal
Pastor local Gilmar do Nascimento
Ricardo Cassen-Pastor Sinodal
Sinalizando a sede da Paróquia
1 | 1
Ampliar

Realizou-se no dia 11 de julho, em Carazinho, o Seminário de Formação de Lideranças. Com muita alegria cerca de 170 lideranças da maioria das paróquias do Sínodo atenderam ao convite para o Seminário.

Sob a saudação do Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter e do Pastor Sinodal, Ricardo Cassen, todas as pessoas presentes foram acolhidas. A meditação inicial, coordenada pela Vice-Pastora Sinodal, Pastora Ms Ana Isa dos Reis, sobre o texto bíblico de Marcos 6.6ss. Meditar sobre essa palavra é lembrar que a missão é de Deus, mas é confiada a nós através do Batismo. O texto bíblico fala das durezas e dificuldades na missão, onde o próprio Jesus diz ao seu grupo de discípulos que há momentos em que é preciso “ir embora”. Ir embora, no entanto, não é voltar para casa, não é desistir do trabalho, mas é buscar outros meios de prosseguir a missão. Nesse momento o mapa do sínodo pôde ser visualizado por todas as pessoas presentes. Cada Paróquia teve sua sede marcada por uma bandeira colocada por uma pessoa de cada Paróquia. Lembramos o tamanho de nosso Sínodo, nossos desafios missionários e o chamado evangelizador que todos e todas.

A parte do louvor foi coordenada pela Diácona e Dra. Sissi Georg e pelo Pastor de Tapejara, Jonas Krause.

O Pastor Ricardo conduziu o Seminário de formação. Falou que todo o nosso planejamento deve ser também uma reflexão bíblica e teológica. A partir da palavra de Deus (1 Pedro 3.15), fomos desafiados e desafiadas a usarmos com sabedoria nosso tempo, dons e bens a fim de que estejamos preparados e preparadas para respondermos e “darmos razão” de nossa fé.

Por que participamos de nossa Igreja? Somos pessoas obrigadas a isso? Ou participamos porque fomos chamad@s por Deus no Batismo? Responder a essa pergunta é fundamental para determinar como planejamos e executamos nossas ações missionárias, resolvemos os conflitos e participamos de nossa Igreja.

Recordamos o Plano de ação missionária da IECLB, que está em vigor e foi reafirmado nas últimas reuniões e no último Concílio. O programa de Planejamento Estratégico, tal como aprovado pela IECLB, deve ser implementado em todas as Paróquias de nosso Sínodo. Pastor Ricardo reforçou que as avaliações das Comunidades, Paróquia e Ministr@s devem acontecer e ser enviada ao Sínodo, para que tome conhecimento dos motivos de alegria e força, oportunidades, fraquezas e ameaças ao anúncio do evangelho. Não é possível avaliar aquilo que não foi antes planejado. Nesse sentido, Pastor Ricardo apresentou de forma muito didática os passos do método de planejamento e avaliação aprovado pela Igreja. Através de dinâmicas as lideranças presentes puderam refletir sobre como vemos nossa Comunidade? Como outras pessoas vêm nossa Comunidade? Como queremos que nossa Comunidade seja vista? São passos importantes que fazem parte das etapas de planejamento, que deve necessariamente iniciar na Comunidade. Somos como vasos de barro, a quem Deus confia o tesouro da sua palavra. Não nascemos prontos e prontas, mas precisamos passar por uma preparação para exercer nossas tarefas, em cumprimento ao chamado que Deus pessoalmente fez a nós no Batismo. Lembrou de várias pessoas que deixaram seu testemunho na Bíblia, sobre como tiveram que aprender a exercer suas tarefas.

Pastor Ricardo e o Sr. Dirceu colocaram-se à disposição de todas as Paróquias que desejem um maior acompanhamento na implementação dos métodos de planejamento e avaliação, lembrando que a maioria dos materiais apresentados está à disposição das lideranças no portal oficial da IECLB: www.luteranos.com.br.

Foi um encontro intenso e de profunda troca de saberes. Registramos a carinhosa acolhida feita pela Comunidade de Carazinho. Registramos e agradecemos também a todas as Paróquias que puderam participar desse importante evento de formação de nosso Sínodo.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br