Qualificação Funcional


ID: 2664

Seminário Sinodal "fé e compromisso"

27/09/2003

sem sinodal fé e compromisso - mural_papel
seminário sinodal fé e compromisso - cantando - 02
seminário sinodal fé e compromisso - cantando
seminário sinodal fé e compromisso - todos sentados 02
seminário sinodal fé e compromisso - todos sentados 03
seminário sinodal fé e compromisso - todos sentados 04
seminário sinodal fé e compromisso - todos sentados 05
seminário sinodal fé e compromisso - todos sentados
seminário sinodal fé e compromisso - todos
1 | 1
Ampliar

SEMINÁRIO SINODAL “FÉ E COMPROMISSO”

Área: Minas Gerais

Estava programado apenas um dia (27.09.03) de intenso trabalho sobre o tema “fé e compromisso”. O tempo, sem dúvida, era curto, e a programação estava apertada. Não obstante, as/os representantes começaram a chegar aí pelas 6:00 horas da manhã. Eram 20 participantes e foram chegando de ônibus, de carro, de carona. Veio Funil, veio Teófilo Otoni e Juiz de Fora. Belo Horizonte havia se oferecido para hospedar e organizar a infra-estrutura para o seminário na área de Minas Gerais. 

Sem perda de tempo, a parte da manhã foi preenchida com a acolhida, banho, café e um caloroso devocional, conduzido pela Pa. Aneli. Em seguida, passamos para uma dinâmica de apresentação em duplas, em que, além de falarmos de nós, falávamos de nossa comunidade e de que maneira ela reforçava nossa fé. Entre os presentes distribuíram-se metades de um coração. Cada metade encaixava-se perfeitamente em outra metade, que precisava ser localizada. Encerramos essa rica dinâmica, falando uns sobre os outros e sobre suas comunidades.

Numa nova dinâmica, fomos animados a descrever cenários e situações da “fé e compromisso” em nossas comunidades, com imagens previamente distribuídas pelo chão. Desenhamos um instigante painel do tema, que estimulou muitas reflexões. Ambas as dinâmicas foram conduzidas pelo P. Gert.

O P. Zulmir fechou o painel dos cenários “fé e compromisso”, trazendo para o diálogo o texto de Atos 6.1-7 e chamando a atenção para a “dicotomia” entre atividades voltadas para a espiritualidade (orar e pregar) e tarefas voltadas para o serviço (diaconia) insinuada no texto. Esta “dicotomia” é reproduzida quando, em nossas comunidades, os presbitérios propõem que o pastor cuide do “espiritual” e que eles cuidem do financeiro e do administrativo.

Após o almoço, sem muito descanso, uma breve reflexão conduzida pelo P. Valério, introduziu o tema “A fé compromete todo indivíduo e o indivíduo todo”, acentuando que a comunhão é o espaço de atração de todo e qualquer indivíduo e que, nesse espaço, o compromisso amadurece em direção ao discipulado, ao seguimento, para além das distinções entre crer e comprometer-se.

Após um rápido cafezinho, Miltom de Oliveira e Lothar Wirth introduziram os participantes na parte mais concreta do seminário, ensaiando algumas propostas. 

Miltom expôs a atual modalidade do “dízimo” da IECLB, sobre que receita incide, e ressaltou que as comunidades continuam com autonomia para organizarem sua arrecadação. Falou dos documentos que necessitam ser enviados para o Sínodo e para IECLB, enfatizando a importância de buscarmos – em todos os níveis eclesiais – maior transparência nas contas.

Lothar iniciou mostrando como é simples reduzir despesas numa comunidade. É possível, quem sabe, até zerar todo tipo de custo. A questão é que uma comunidade de custo zero é, muito provavelmente, uma comunidade de serviço zero. Se há algo nas comunidades que se acompanha com muita diligência é a área de custos. Certamente, há um controle rigoroso de gastos. A questão é saber se o controle de gastos, sobretudo os cortes, é feito realmente sobre os itens que precisam de controle ou corte. Sabemos quando custa uma visita? Um culto? Uma reunião de presbitério? Uma atividade da OASE ou dos casais? 

Provavelmente não. Em geral nossos orçamentos e demonstrativos isolam os gastos (água, luz, telefone, limpeza, salários, etc.). Não seria interessante apresentar um orçamento para nossos membros por serviço (visita pastoral, sepultamento, batismo, reunião da OASE, da JE, culto, etc.) e por projetos (desenvolver um grupo de liturgia, um trabalho de visitação com membros da comunidade, criar um grupo de mulheres, animar um bazar com enfoque diaconal, implantar um trabalho de aconselhamento pastoral multidisciplinar, criar um grupo de terceira idade, etc.). Talvez, assim, os membros comecem a entender para onde vai o dinheiro das suas contribuições, das ofertas, das festas, etc. Talvez entendam quando, numa assembléia, tiverem que optar entre manter um determinado trabalho ou iniciar um projeto novo. Talvez tenham que assumir a responsabilidade de deixar um determinado grupo sem acompanhamento ou encerrar a iniciativa de visitação a doentes porque não há pessoal nem dinheiro para manter isso.

No lado das receitas, enfatizou-se que é preciso continuar caminhando em direção ao compromisso financeiro individual de cada membro. O compromisso financeiro não é da família, mas da pessoa. É preciso desenvolver desde cedo o compromisso como uma verdadeira pedagogia da fé. No quesito receita, não somos tão diligentes quanto no das despesas. Quem sabe deveríamos investir uma quantidade igual de energia para diversificar de forma criativa as nossas possibilidades de receita. Encerrando, Lothar propôs a criação de um fórum entre os presbitérios das comunidades de Minas para continuar a reflexão e para trocar idéias criativas de como atacar a questão de administração e finanças.

A jovem Ayesha conduziu um momento de devocional que encheu todos de ânimo para a volta e o desafio da concretização das idéias levantadas no seminário.

  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br