Qualificação Funcional


ID: 2664

Sul-Rio-Grandense tem Curso de Extensão da Faculdades EST

Espiritualidade Luterana no Contexto Atual reúne Ministros e Líderes de grupos

12/08/2014

01 - Curso de Extensão ´Espiritualidade Luterana no contexto atual´- Sínodo Sul-Rio-Grandense - DSC03941
02 - Atualização Teológica - Com Advento-Morro Redondo - DSC03942
03 - Ministros-as e Lideranças do Sínodo Sul-Rio-Grandense - DSC03948
04 - Assessoria com Prof. Dr. Júlio Cézar Adam - Faculdades EST-São Leopoldo - DSC03951
04 - Curso de Extensão da Faculdades EST - DSC03950
05 - Celebração - Curso de Extensão ´Espiritualidade Luterana no contexto atual´- DSC03956
06 - Celebração durante a Atualização Teológica - 12 e 13 de agosto - DSC03957
07 - Celebração - DSC03958
08 - Atualização Teológica de Ministros e Ministras do Sul-Rio-Grandense - DSC03961
09 - Curso de Extensão teve presença de Lideranças Leigas - DSC03962
10 - Celebração - 12-13 de agosto - DSC03959
1 | 1
Ampliar

Com a participação média de 30 ministros/as e 16 líderes de grupos aconteceu, no âmbito do Sínodo Sul-Rio-Grandense, uma Atualização Teológica diferente. Com a proposta da Faculdades EST de São Leopoldo, contando com assessoria do Prof. Dr. Júlio Cézar Adam, o Sínodo incluiu em sua agenda de 2014 mais uma programa que promovesse o estudo e reflexão sobre confessionalidade luterana. A caminho dos 500 anos de Reforma Luterana, no propósito de uma formação continuada, o Sínodo aderiu ao programa e que foi exitoso.

O Curso de Extensão de 20 horas da Faculdades EST foi possível devido ao apoio da Igreja Evangélica da Baviera, através da IECLB. Ministros e líderes de grupos estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de agosto no Salão da Comunidade Advento de Morro Redondo. Apesar do frio intenso naqueles dias, este não impediu o interesse pelo Curso, sendo que a maioria participou integralmente, optando em receber um certificado do Curso de Extensão promovido pela Faculdades EST e sob o tema ´Espiritualidade Luterana no Contexto Atual´.

O conteúdo e a dinâmica proposta pelo professor Júlio agradou. Quanto às características de uma espiritualidade luterana destaca-se o seguinte: - 1) Espiritualidade luterana é espiritualidade batismal; - 2) Espiritualidade luterana é uma espiritualidade penitencial; - 3) Espiritualidade luterana respira na dinâmica de cantar e falar; - 4) Espiritualidade luterana tem o advento no horizonte; - 5) Espiritualidade luterana é marcada pela entrega e submissão; - 6) Espiritualidade luterana desperta o entusiasmo para o cotidiano; - 7) Espiritualidade luterana coloca o pecado à luz do perdão, como cura da ferida humana. Resumindo: - a) Frente a uma espiritualidade de santidade pelas próprias mãos, a espiritualidade luterana se organiza a partir do tesouro do Evangelho em quebráveis vasos de barro do ser humano; reconhecendo-se como pecador diante de Cristo; reconhecendo-se fragmentado; - b) Frente a uma espiritualidade que tenta superar o cotidiano na busca de categorias especiais e ´santas´, espiritualidade luterana peregrina no cotidiano da vida, entusiasmada pela vida e marcada pelo encontro com o outro, o próximo; - c) Frente a uma espiritualidade esotérica e espiritualista, a espiritualidade luterana se alegra com a simplicidade, como o pão, o vinho, a água, as palavras, o canto; - d) Frente a uma espiritualidade que procura superar pela meditação os desejos humanos, e conduzir a pessoa a uma realidade despersonalizada (sobre-humana), a espiritualidade luterana é marcada pela espera apaixonada de Cristo, aquele que trouxe a salvação tornando-se gente, o verdadeiro autor de boas obras, Jesus Cristo.


Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br