Missão com Pessoas Idosas



ID: 2782

Semana da pessoa idosa

30/09/2013

Ouvi-me: desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado nos braços; sempre cuidei de vocês. Até quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei. Isaías 46.3-4

O dia do idoso é comemorado no dia 1° de outubro. Em Rio Claro, SP, anualmente os mais de 40 grupos de terceira idade que existem na cidade comemoram a semana do idoso. Cada ano é definido um tema e elaborado uma programação especial para os idosos, que inclui palestras, caminhadas, passeio, teatro, filme, baile, culto ecumênico, atividades físicas e de integração, show de talentos, etc. Para este ano o tema escolhido é: A coragem de ser feliz.

Graças a Deus, não somente o poder público, clubes, associações, etc., investem na pessoa idosa, em grupos de convivência para a terceira idade, mas também algumas Igrejas. Dentre elas, destaco a Igreja Luterana. Há muitos anos ela dá uma atenção especial e desenvolve um ministério específico voltado para a pessoa idosa.

Além do culto, cria outros espaços e atividades para/com os idosos (grupo de idosos, grupo de danças, coral , etc.). Dessa forma o idoso se sente um participante ativo da Igreja, até o fim de sua vida. Dito isso, já que estamos na semana da pessoa idosa aproveito para compartilhar uma mensagem a todos e todas que estão a caminho ou já vivem o processo do envelhecimento. E para isso faço uso da palavra bíblica citada acima.

O texto pede a nossa atenção. Anuncia uma promessa maravilhosa, encorajadora. Desperta em nosso coração
um sentimento bom, de segurança, confiança, gratidão e alegria. Graças a Deus, não precisamos temer nem nos preocupar com o futuro - o envelhecimento. Deus nos assegura estar sempre conosco. Promete o seu cuidado e fidelidade. Do nascimento até a nossa velhice, ou seja, em todas as etapas da vida, passado, presente e futuro, Deus é o mesmo, cuida de nós com o mesmo amor e dedicação. Nos conduz, carrega e ajuda. Podemos confiar a nossa vida e o nosso futuro a ele.

Isso me faz lembrar uma palavra do apóstolo Paulo: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8.31. Essa deve ser a nossa certeza. Deus, que é onipresente, em seu Filho Jesus Cristo está do nosso lado como aquele que nos protege e defende. Com ele estamos sempre bem guardados e amparados. E através do Espírito Santo, Deus está dentro de nós. E isso faz toda a diferença.

Ainda que o nosso corpo se corrompa/envelheça, o nosso interior não envelhece, mas se renova permanentemente. Quem crê em Deus pode viver a vida e envelhecer sem medo. Deus, Criador e mantenedor da vida, nos desafia a enfrentar cada dia com fé, coragem e otimismo. A olhar para as coisas boas da vida, para o lado bom de tudo o que vamos vivendo e encontrando pelo nosso caminho.

Quando temos e cultivamos a fé, isso nos possibilita uma existência com muito mais vida. Com muito mais riqueza de sentido. Com muito mais vontade e alegria de viver. Com muito mais felicidade (feliz idade). É isso que eu desejo a você. Todos os dias. Todos os anos de sua vida. Que a bênção de Deus esteja sempre sobre a sua vida!


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br