Missão com Jovens



ID: 2751

Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia - Pastoral Escolar Colégio Pastor Dohms

17/09/2011

“Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” Mateus 6.11

Você tem fome de que?
Baseado na oração do Pai Nosso, o lema da IECLB para 2010, nos desafia a pensar na distribuição do pão. O sustento da vida.
Tudo que tem vida tem fome, ganha fome. Para supri-la existe a necessidade de um realimento. Existem muitas fomes. Fome de pão, alimento para o corpo. Fome de leitura bíblica para alimentar o espírito. Fome de leitura pedagógica para alimentar o acervo pedagógico. Mas o ser humano tem outras fomes: Fome de receber olhares, fome de toques, fome de abraços, fome de apertos de mão. Tem também a fome do descanso e do lazer.
Na escola tivemos férias, fizemos uma parada para o descanso. A pergunta que nos fazemos: Realmente nós descansamos? Um rabino chamado Nilton Bonder disse: “Os domingos precisam de feriado”, referindo-se à falta de sossego do ser humano na atualidade. No final de semana, ele se pergunta: O que vamos fazer no domingo? Hoje em dia, as cidades são que nem disneilândias, não dormem. A TV e a Internet não dormem. E o ser humano está permanentemente conectado, quando se desconecta está perdendo seu tempo.
Durante as férias tive a oportunidade de conhecer o Ceará. Visitei pessoas do interior. Um pescador me disse: Você deve ser gaúcho. Gaúcho come picanha. Nós, no Ceará, comemos peixe. É o nosso pão de cada dia.
Jesus, ao orar o Pai Nosso, diz simplesmente – Pai, dá-me o pão hoje. É como que dissesse - Apenas hoje, pois amanhã peço de novo. A oração está fundamentada em como Deus conduzia o povo de Israel no deserto. Deu-lhe o maná, comida para um dia. Por detrás desse ato está o ensinamento do repartir. O pão diário é de Deus, é de todos, é coletivo e por isso não pode ser guardado para si. Pão que vem de Deus não é para uma pessoa, mas é para toda a comunidade. Pão que vem de Deus é do mesmo sol e da mesma chuva e, portanto, deve alimentar toda a criação.
Deus não permite a miséria e a fome. E ela só é suprida quando os seres humanos aprenderem que a criação é uma rede em construção na base do bom relacionamento e no verdadeiro amor.
O espaço de vida que temos no Dohms é o lugar de nosso desafio. À tarefa que nos propomos é cuidar, mutuamente, da nossa fome diária. 2010 é o ano que nos proporciona esse desafio: Cuidar do outro, cuidar de nós, cuidar daquele que ensina, que caminha e deixa caminhar.

P. Bertilo Schneider
Colégio Pastor Dohms – Porto Alegre

 


Autor(a): Bertilo Schneider
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação em Escola
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11764

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br