Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Campanha “Em Comunhão com as viDas das mulheres”

24/06/2014

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada” (Marcos 14.9).

Resgatar as histórias de mulheres, que fizeram e fazem a história da Igreja, colocando suas vidas, seus dons e suas habilidades a serviço do Evangelho; registrar suas vidas, seus feitos, seus ensinamentos é um dos objetivos da campanha “Em comunhão com as viDas das mulheres”, lançada no dia 07 de março de 2014, em parceria com a Faculdades EST e com o apoio da Federação Luterana Mundial.

Quando resgatamos as histórias de vida das mulheres luteranas, a história de nossas avós, mães, tias, irmãs, filhas, vizinhas, registramos o conhecimento e experiência dessas mulheres e o que elas têm a nos ensinar. É dar voz a quem, em muitas situações, e por um longo tempo, não teve voz.

Nós te convidamos a fazer parte desse mutirão de coleta de história de vida de mulheres! Abaixo, vocês encontram mais informações e sugestão de um roteiro de assuntos que são importantes serem tratados, bem como orientações de como nos enviar as histórias.

É imprescindível que o relato de vida venha acompanhado dos termos de cessão de uso de imagem e de texto assinados. Eles nos permitirão fazer uso das fotos e das histórias de vida das pessoas. A intenção é que essas histórias sejam utilizadas e publicadas. Somente poderemos proceder desta forma com os termos assinados.

Desde já agradecemos o seu apoio e colaboração e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente

Pa. Rosangela Stange                                                P. Dr. Mauro Batista Souza

Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias            Secretário da Ação Comunitária



Por que coletar histórias de vida de mulheres?
O objetivo desse projeto é coletar histórias de vida de mulheres e grupos de mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para dar visibilidade a suas formas de viver e participar na Igreja e na Sociedade, no passado e na atualidade, valorizando o papel das mulheres nesses espaços.

Quem pode participar?
Esse projeto visa resgatar as histórias de mulheres luteranas de diferentes gerações que atuam na Igreja e na sociedade nas mais diversas atividades: como lideranças, ministras, organizadoras, coordenadoras e participantes de grupos e atividades, diversas profissões e tipos de trabalho. Incentivamos todas as mulheres a participar e contar sua história para que seja possível ver a diversidade presente em nossa igreja. Todas são importantes!

Como participar?
Cada mulher está convidada a contar a sua história da maneira que quiser. Também é possível organizar grupos nas comunidades e sínodos para motivar as mulheres a participar, inclusive realizando entrevistas ou ajudando-as a produzir e enviar sua história, seguindo os formatos e os passos indicados abaixo. É importante que:
- as narrativas enfoquem as vidas das mulheres (não da família, comunidade, etc.) e sua participação em diversos espaços;
- haja cuidado no fornecimento de informações pessoais e privadas que não se quer tornar públicas;
- quando uma terceira pessoa realizar a entrevista, o/a entrevistador/a mostre o material final para a pessoa entrevistada antes de enviar para que ela possa conferir e autorizar o uso do material;
- o material seja enviado com Termos de Cessão de Direito de Uso assinados (modelos em anexo) para que o material possa ser publicado.
- as temáticas indicadas abaixo estejam presentes nas narrativas, não sendo necessário segui-las como um “roteiro”; cada pessoa pode narrar a história da forma que achar melhor, buscando contemplar as questões sugeridas;

Qual o formato?
As narrativas podem ser coletadas e enviadas:
- por escrito: máximo de 3 páginas digitadas e acompanhadas de uma foto
- gravadas em vídeo: máximo de 6 minutos
- gravação em áudio máximo de 6 minutos

O que as histórias devem conter?
- Nome completo
- Idade
- Local: comunidade, município, localidade
- Tempo de participação na IECLB
- Aspectos que considera importante na vida da comunidade
- Atividades em que participa ou participou e que são importantes para a sua vida
- Coisas que fez, faz e gosta de fazer
- Coisas que mudaria ou faria de forma diferente
- Contribuições da vida de fé para a Igreja e a sociedade
- Momentos marcantes da vida na comunidade

Para onde enviar?
Secretaria Geral da IECLB secretariageral@ieclb.org.br
R. Senhor dos Passos, 202 – 4º andar – 90.020-180 – Porto Alegre/RS
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br