Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Liturgia para o Dia Internacional da Mulher - 2015

02/03/2015

 

Liturgia para o Dia Internacional da Mulher

Março de 2015

 

Preparação do ambiente:

- Fazendo alusão ao evangelho de João 2.1-11 (Bodas de Caná), coloque diante do altar alguns vasos ou jarros de cerâmica.
- Entre os vasos, disponha panos de cor roxa ou lilás, cores da Quaresma.
- Preferencialmente, flores e velas na cor lilás ou roxa.

Para a Oração Geral da Igreja, providencie:

- Cartões ou papeletas em branco, no tamanho 10cm x 5cm, para cada pessoa;
- Pessoas para entregar os cartões/papeletas na entrada da igreja;
- Sobre cada banco ou fileira de cadeiras, deixe pelo menos duas canetas ou lápis;
- Cartazes contendo algumas conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo da história, por exemplo: direito ao voto; direito ao ensino superior; direito ao atendimento integral quando vítima de estupro; Lei Maria da Penha; direito à documentação e acesso à terra.

 

Liturgia de Entrada

Prelúdio

Acolhida

L. Bom dia / Boa noite!

Em homenagem a todas as mulheres que fizeram do sonho por direitos uma realidade, a ONU decreta, em 1975, o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Dois fatos, em especial, são lembrados nesse dia: a organização de mulheres operárias por redução de jornada de trabalho e melhores salários, que, em 1857, nos Estados Unidos, foram queimadas na fábrica onde trabalhavam; e a greve de mulheres tecelãs e costureiras de Petrogrado, na Rússia, que, contrariando a decisão do partido, que achava que não era o melhor momento para se fazer greve, em 1917, em plena Guerra Mundial, saíram às ruas pedindo pão e paz.

L. O dia 8 de março é um dia de memória das lutas de mulheres ao redor do mundo inteiro para que a vida da humanidade tenha dignidade. É um dia de celebrar, agradecendo pelas conquistas alcançadas, e intercedendo por impulsos para continuarmos na busca e construção de um mundo onde as relações entre homens e mulheres condizem com a vontade e o propósito de Deus. Nesta celebração, recordaremos a participação fundamental de Maria no ministério de Jesus. Foi ela, segundo o evangelista João, que levou Jesus a iniciar o seu ministério na cidade de Caná, transformando água em vinho.

L. Hoje queremos contar essa história. Relembrar esse e outros momentos em que, por iniciativa das mulheres, direitos foram conquistados e mudanças de comportamentos foram provocados. Comportamentos que questionam toda e qualquer forma de discriminação, violência e exclusão.

Saudação trinitária

L. Nós nos reunimos em nome de Deus, que nos criou e nos concedeu o dom da vida; que veio a nós em Jesus Cristo e nos mostrou o Reino da justiça e igualdade; que permanece no meio de nós pelo dom do Espírito Santo, Sabedoria Divina, que nos acompanha, orienta e fortalece. Amém.

Canto
(a escolher)

Confissão de pecados

L. O pecado nos separa do amor de Deus e nos impede de viver em comunhão. A confissão sincera restabelece a comunhão e fortalece a vida de fé. Acheguemo-nos confiantes à presença de Deus e confessemos os nossos pecados.

Deus de bondade e misericórdia, a Ti nos dirigimos para falar-te daquilo que pesa em nossos corações e que nos impede de sentir o teu amor e a tua presença. Perdão, Deus, pelas atitudes preconceituosas em relação às mulheres. Perdão por compactuarmos com atos de covardia e violência contra meninas, meninos e mulheres, quando silenciamos ou concordamos com a ideia de que a violência sofrida foi por elas e eles provocada. Perdão por negarmos os mesmos direitos e condições de vida digna a pelo menos metade de Tua criação somente pelo fato de serem do sexo feminino. Perdão por ignorarmos a Tua Palavra que afirma que mulheres, assim como homens, são Tua imagem e semelhança e que não deve haver desigualdade de direitos entre eles. Dá-nos força para construir um mundo novo, livre de exclusão, marginalização, violência, preconceito e repressão. Por teu grande amor, mostra-nos tua justiça, tua misericórdia e tua graça.

C. Amém!

Anúncio da graça

L. Deus responde ao nosso clamor, dizendo: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”. (Is 44.22)

C. Graças te damos, ó Deus, por teu olhar compassivo e teu abraço de misericórdia. Amém.

Kyrie

L. Ao orarmos, expressamos nosso desejo de transformar situações que causam dor e sofrimento e nos comprometemos com essa transformação. Coloquemo-nos diante de Deus, clamando em favor de quem grita por misericórdia. Clamemos pelas mulheres silenciadas, violentadas e maltratadas na igreja e na sociedade. Clamemos pelas mulheres incompreendidas por buscarem seus direitos. Clamemos pelas mulheres cuja participação na construção de uma nova realidade é anulada. Clamemos a Deus, cantando:

C. Pelas dores deste mundo, ó Senhor

Oração do dia

L. Deus de amor, graças te damos por este novo dia. Graças pelas mulheres e homens que buscam novas e justas formas de se relacionar. Nós te damos graças pela coragem, determinação e ousadia de mulheres que, em todos os tempos e lugares, questionaram leis e costumes que as impediam de participar da vida pública e eclesiástica. Que tua palavra nos oriente, motive, console e fortaleça. Abre, Deus de amor, nossos corações para que tua palavra encontre solo fértil e produza frutos. Por Cristo, teu filho, nosso Salvador.

C. Amém!

Liturgia da Palavra

Leituras bíblicas

L. Ouçamos o Salmo 100

C. Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

Leitura do Evangelho

L. Aclamemos o Evangelho, cantando:

C. Senhor que a tua palavra transforme a nossa vida, queremos caminhar com retidão na tua luz.

L. Evangelho segundo João 2.1-11

L. (leitura) Palavras do Senhor!

C. Louvado sejas, Cristo!

 

Prédica

Baseada no evangelho de João

Confissão de fé

Canto
(com recolhimento das ofertas)

Oração Geral da Igreja:

1ª Sugestão: oração geral participativa

Motivos de gratidão:
L. A história mostra que muitos passos em direção à vida plena, justa e abundante, projeto de Deus para a humanidade, já foram dados. No que se refere à luta das mulheres, podemos celebrar a conquista de (apresentar e mencionar o escrito dos cartazes).

L. Que outros motivos temos para agradecer?
(Deixe um tempo para que as pessoas possam se manifestar)

L. Agradeçamos a Deus, cantando:
C. Graças, Senhor! Graças Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor!

Motivos de intercessão
L. A história nos ajuda a compreender o presente e a planejar o futuro. Nesse sentido, reconhecemos que, embora tenhamos avançado, muito ainda há por fazer. Que motivos, nesse momento, nos levam a interceder pela ação de Deus em nossa vida, em nossa história, em nosso mundo?

(Peça que, livremente, as pessoas escrevam sobre o papel que receberam na entrada, uma frase, uma palavra que expresse o seu motivo de intercessão a Deus)

L. Maria manifestou sua preocupação a Jesus. Porque a comunhão, a alegria, a festa da vida estavam nos propósitos de Deus, Jesus fez seu primeiro milagre, transformou a água em vinho. Que preocupações levamos nós no coração e desejamos manifestar a Deus?
(Convide, para que livremente, algumas pessoas compartilhem seus motivos de intercessão)

(Após algumas manifestações comunidade canta)

C. //:Os nossos olhos em ti, Deus, esperam://

(Nesse momento, convide a comunidade para depositar seus motivos de intercessão nos vasos ou jarros de barro)

L. No desejo de que Deus acolha a nossa oração e transforme nossas intenções segundo os seus propósitos, depositemos nossos pedidos nos vasos de barro. Enquanto fazemos isso, cantamos:

C. Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra.

2ª Sugestão

L. Deus de amor, a história das bodas de Caná nos dá testemunho do protagonismo de mulheres. Muitos avanços históricos são resultado da ação e iniciativa de mulheres. Graças te damos por teres impulsionado e caminhado com elas em suas buscas.
Ajuda-nos a olhar para a atitude corajosa e desafiadora de Maria para nos inspirarmos a ser protagonistas na construção de um mundo onde as diferenças são vistas e tratadas como possibilidade e riqueza de tua criação.

Deus, ajuda-nos a tomar as melhores decisões para estarmos nos lugares em que somos necessárias e necessários, receber a tua bênção, fazendo sempre o bem, mesmo em tempos difíceis.

Dá-nos coragem e sabedoria para enfrentarmos as crises e poder amar à nossa próxima e ao nosso próximo sem impor barreiras, amparadas e amparados em tua Palavra.

Por Jesus Cristo, nosso Salvador.

C. Amém!

Liturgia da Ceia

Preparação da mesa

(Os elementos da Ceia e as ofertas recolhidas são levados para o altar)

L. Deus nos criou, nos abençoou com dons e nos dá o alimento. De Deus recebemos o necessário para uma vida boa e digna! Por isto estamos aqui, para agradecer a Deus por tudo o que fez e faz por nós. Neste sentido, trazemos ao altar os elementos para a Ceia e as ofertas recolhidas. Que Deus os use em benefício da sua causa, animando e fortalecendo homens e mulheres na edificação de comunidades e sociedade mais justas e na divulgação da fé evangélica.

Canto

Oração do ofertório

L. Deus de ternura! Nós te damos graças por esta mesa e pela troca singular que aqui acontece. Tu nos acolhes com o que conosco trazemos: dores, angústias, medos da violência, doenças, culpas, mas também conquistas, esperanças e sonhos; e nos dás, sob o pão e o fruto da videira, consolo, alívio, perdão, coragem e ânimo. Por isso, nós te agradecemos e, em ti confiantes, nos entregamos, Deus de ternura.

Oração eucarística

L. Oremos a oração de mesa da Ceia do Senhor:

L. Graças te damos, ó Deus, por escolheres Maria, uma de nós, para ser a mãe de Jesus, nosso Salvador. Por meio dela, inspirastes Jesus a realizar o seu primeiro milagre!

Graças damos por Jesus, teu Filho, que, obediente à mãe, manifestou o teu poder, transformando realidades, permitindo que os sinais do Reino fizessem-se presentes neste mundo através da festa das bodas de Caná.

Diante desta tua mesa, ó Deus, buscamos forças para que sejamos como Maria, mulher protagonista que, com a sabedoria do Espírito Santo, enxergou a possibilidade do milagre que o seu Filho podia realizar. Buscamos estas forças em Teu Filho Jesus que, em seu ministério, foi sensível à dor das mulheres assim como a de todas as pessoas sofridas. Reúne-nos nesta mesa, pois Ele, Jesus, assim nos convida, ao nos deixar a ordem que proclamamos: na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão e, tendo dado graças o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu aos seus discípulos, dizendo: bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

Ó Deus, neste Dia Internacional da Mulher, pedimos: lembra-te de todas as mulheres que já partiram e, que, encorajadas por Ti, buscaram seus direitos, colocando seus dons a serviço do Teu Reino. Reúne-nos com elas na festa que tu mesmo nos prepararás, onde a participação de todas as pessoas será valorizada e onde haverá paz, compreensão, igualdade, respeito, dignidade. A esperança pelo teu Reino ilumina a nossa história de modo que nos empenhemos aqui e agora por sinais de uma convivência com mais gentileza, carinho, valorização e inclusão.

Envia-nos o teu Santo Espírito e faze com que sejamos um só corpo. Por Cristo, com Cristo, em Cristo. Amém!

L. (dirigindo-se para a comunidade) Se assim cremos, que somos um só corpo cujos membros se importam e se comprometem uns com os outros, umas com as outras, oremos de mãos dadas a oração do Senhor:

C. Pai nosso que estás nos céus

Fração

L. O cálice pelo qual demos graças é o sangue de Cristo;
O pão que partimos é o corpo de Cristo;

C. Nós embora muito, somos um só corpo.

Comunhão

L. Venham, pois tudo está preparado... É Cristo quem nos convida.

Distribuição

Canto

C. Ó Jesus Cordeiro, tiras o pecado e a dor, tem piedade!

Oração pós-comunhão

C. Graças, Senhor! Graças Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor!

Avisos comunitários

Liturgia de Despedida

Bênção

L. Que a estrada se abra à tua frente.
Que o vento sopre levemente em tuas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em tua face,
Que a chuva caia de mansinho em teus campos,
E que até que nos encontremos de novo...
Deus te guarde nas palmas de suas mãos!
E que até que nos encontremos de novo,
Deus te guarde
Deus nos guarde
Em suas mãos
Amém.

Envio

L. Vão agora e sirvam a Deus como Maria, aquela que anteviu o poder transformador de Jesus!

C. Demos graças a Deus.

Liturgia elaborada por: Pa. Carmem Siegler, Catª Erli Mansk e Pa. Rosangela Stange

Subsídio para pregação

Na interpretação do texto, queremos destacar o papel imprescindível de Maria para a realização do milagre no início da atividade de Jesus. Em Lucas 2.48, lemos que Maria e José ficaram admirados com a eloquência e inteligência de Jesus no diálogo com os sacerdotes do templo, ainda quando criança. No versículo 51, lemos que Maria “guardava tudo isso no coração”. Maria sabia que seu filho não era um homem comum e sabia que era chegada a hora de ele iniciar o ministério. Não se deixa intimidar pelas palavras rudes de Jesus e organiza tudo para que o milagre possa acontecer. A festa pode continuar e o melhor vinho pode ser servido mais tarde também por obra e participação de Maria.

Direito a frequentar o ensino superior (1879), ao voto (1932); eleição da médica paulista Carlota Pereira de Queiroz a Deputada Federal (1933); ingresso de primeira mulher na Faculdade de Teologia (1952 – Eva Wynsk); envio da primeira pastora para uma comunidade (1976 – Rita Pank – Candelária/RS); ordenação ao pastorado (1983 – Edna Moga Ramminger); Lei Maria da Penha (2006); Lei que garante atendimento integral a mulheres vítimas de estupro (2013); Central de Atendimento à Mulher (Disque 180); a eleição de uma mulher (Pa. Silvia Genz) para compor a presidência da IECLB. E outros exemplos de conquistas locais.

Muito se conquistou. Mas ainda é alto o índice de violência contra mulheres. Elas não têm o mesmo direito de ir e vir; precisam provar que são capazes de exercer função de liderança; exercem dupla ou tripla jornada.
 


Autor(a): Carmem Siegler,Erli Mansk e Rosangela Stange
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 31888

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br