Diversidade étnica



ID: 2907

Não vos conformeis com a discriminação racial

11/11/2005

Existe o mito de que no Brasil os diferentes grupos raciais vivem em harmonia e igualdade de oportunidades, havendo assim uma democracia racial. Esse mito é combatido por vários/as intelectuais e, em especial, pelo movimento negro, tendo em vista a situação desprivilegiada das pessoas negras na sociedade brasileira.

Eu poderia aqui tratar de outros grupos raciais presentes no Brasil. Mas optei por chamar à atenção para o racismo em relação as pessoas de afro-descendência.

Mesmo com a abolição oficial da escravatura no Brasil, até os dias atuais a população afro-brasileira tem sido vítima da discriminação racial e da desigualdade social. Entrementes, mesmo ainda sob o regime escravagista, negros e negras iniciaram sua luta por libertação e pelo direito de serem considerados/as seres humanos. Essa luta no decorrer da história teve uma evolução muito grande. Outrora era a fuga das senzalas e a criação dos quilombos. Hoje, são muitas pessoas, negras e brancas, engajadas nos movimentos de consciência negra.

Afro-brasileiros/as buscam cada vez mais a afirmação de sua identidade afro-brasileira. A busca por referenciais próprios da descendência africana é cada vez maior. Nesse sentido, a ascensão de pessoas negras no mundo intelectual e no mundo das artes cênicas e musicais tem sido de grande importância para a formação da consciência e da identidade negras. Mas, ainda há muito a ser trabalhado nesse sentido.

O apóstolo Paulo escreveu à comunidade de Roma: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). O apostolo chama aquela comunidade e, também a nós, a transformarmos as nossas mentes.

Que Deus transforme as nossas mentes e nos abra os olhos. Que Ele restaure a auto-estima daquelas pessoas que foram vítimas de discriminação racial. Que Deus auxilie a população afro-descendente a buscar Nele orientação, força e sabedoria para lutar contra a discriminação racial. Que Ele engaje mais pessoas ao mutirão que luta contra a discriminação racial em nosso país. Que a democracia racial deixe de ser um mito e passe a ser uma realidade no Brasil. Que possamos ser instrumentos de Deus na transformação deste mundo e deste nosso país. Amém.

Veja mais: Pessoas afrodescendentes. Da negação da cultura ao diálogo intercultural   

                 ou   Afrodescendentes



 


Autor(a): P. José Alencar Lhulhier Junior
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Multiculturalidade
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8001

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br