Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

A paz desejada e a paz anunciada

04/12/2014

“Glória a Deus nas maiores alturas do céu!

E paz na terra para as pessoas
a quem ele quer bem!”

(Lucas 2.14)

O anúncio dos anjos descrito pelo Evangelista Lucas nos remete à alegria. Será que podemos imaginar a alegria daqueles pastores? Aqueles pastores se emocionaram e agiram. Não sabemos o tempo que levaram entre receber a notícia e colocar-se a caminho para Belém. A dúvida estava presente: teria sido uma visão? Uma loucura coletiva? Talvez o medo os tivesse paralisado por um tempo. Os pastores foram conferir a notícia. No caminho, sonhos e desejos lhes vinham à mente. Talvez falassem sem pensar: Paz na Terra! Até que enfim! Deus nos quer bem. Deus não se esqueceu de nós!

Falando em alegria, penso nos tantos cartões de natal que recebíamos nesse período do ano, numa época não tão distante. É uma pena que já não reservamos o tempo necessário para escrever e enviar cartões. A internet ocupou esse lugar. Clica-se na tecla para escolher uma mensagem como um produto entre muitos, quase parecido a uma compra qualquer! Depois da escolha, mais uma teclada e a mensagem vai para todos os endereços da lista. Tudo em questão de segundos! A mensagem dos anjos aos pastores também chegou depressa. Mas, com certeza, provocou outra reação que a nossa ao receber inúmeras mensagens no nosso e-mail ou rede social.

A paz anunciada pelos anjos quer nos deixar muito alegres. Quando falamos em paz, desejamos muitas coisas. Lembramos-nos dos nossos desejos pessoais e nossos desejos comunitários. Ao mesmo tempo, enxergamos um mundo marcado por ausência de paz. O desejo de Paz que Deus tem para nós é muito maior do que nossos desejos pessoais ou nossa falta de esperança. Não é nada tão grande e tão fabuloso que não possa ser cumprido. Deus espera de nós a ajuda e o envolvimento na conscientização da paz verdadeira, essa que vem abraçada com a justiça. Onde pessoas são tratadas com respeito e dignidade. Onde as diferenças são encaradas como alternativa para conviver com o novo, onde a intolerância perde força e vence o cuidado e o respeito.

Deus veio a nós! Deus está conosco! Não estamos mais sozinhos! Em tudo aquilo que a nossa fé nos desafia a fazer, Deus vai conosco, e é essa a certeza que nos anima a rever valores, rever conceitos, rever atitudes.

Abençoado período de preparo e celebração. Abençoado ADVENTO!


 Pastor Sinodal Altemir Labes (Advento 2014)
 


Autor(a): Altemir Labes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31187

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br