Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93600-000 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodong@sinos.net
ID: 11

Altemir Labes - Pastor Sinodal

Pastor Altemir Labes nasceu em Blumenau/SC dia 21 de maio de 1964. Filho de operários, desde cedo se envolveu no serviço da Igreja, em sua pequena comunidade, participando e colaborando na orientação do Culto Infantil. Decidiu seguir a vocação e iniciou seus estudos de Teologia,  na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo, em março de 1985. Casado com a Obreira Catequista Monika Maier é pai de Tiago com 13 anos e Júlia com 8 anos.

Durante a formação em teologia, atuou no “Serviço Paz e Justiça” – SERPAJ, entidade que promovia cursos de Educação para Paz e desenvolvia projetos de apoio a movimentos sociais. Participou por 6 anos na coordenação nacional do SERPAJ. Durante este período morou por 3 anos em Brasília, atuando na sede nacional desta ONG. Participou neste período de cursos, seminários e reuniões em vários países da América Latina, Europa, Índia e Israel. Dessa forma, teve a oportunidade de conhecer diversas culturas e realidades muito distintas.

Realizou seu estágio na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Jaraguá do Sul (SC). Formou-se Bacharel em Teologia em dezembro de 1992. Em março de 1993, iniciou os estudos de sociologia na UFRGS e no ano de 1995 realizou seu Período Prático de Habilitação ao Ministério na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Sapucaia do Sul (RS) onde vinha atuando de forma voluntária. Em novembro de 1995 foi enviado pela direção da igreja ao ministério pastoral na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Gramado, iniciando suas atividades em março de 1996, permanecendo até dezembro de 2006.

A partir do projeto de “Estudos Auto-Programado” na Alemanha sob tema “Acompanhamento a doentes e terminais”, organizou com a Paróquia de Gramado a formação da Escola Comunitária de Formação Teológica, que visava proporcionar cursos, tais como: “Vida no Limiar da Morte”, “Liturgia”, “Interpretação Bíblica” e “Música com Crianças e Adolescentes”.

No Sínodo Nordeste Gaúcho” colaborou como Pastor Orientador da OASE Distrital, com a formação do Sínodo atuou como Pastor Orientador da OASE Sinodal. Representou o Sínodo Nordeste Gaúcho no Conselho da Igreja, por 2 mandatos sendo membro de sua diretoria por 3 períodos.  Durante este período, participou de várias comissões nacionais. Foi membro do Conselho Curador da Escola Superior de Teologia e membro da Comissão de Formação e Educação da IECLB. Em outubro de 2003 na 6ª. Assembléia Sinodal, foi eleito vice-pastor e em setembro de 2006 na 9ª. Assembléia Sinodal, realizada em Nova Petrópolis, foi eleito Pastor Sinodal.  Em setembro de 2010, durante a 13ª. Assembléia Sinodal, realizada em São Sebastião do Caí, foi re-eleito Pastor Sinodal. Desde março de 2011, integra a Diretoria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, na função de Diretor Tesoureiro. Participa ainda da Coordenadoria do Fórum Ecumênico Brasil




 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br