Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

Bendita a pessoa que confia no Senhor

31/08/2009

Confiar em alguém é um ato de coragem, porque quem confia corre o risco de não ser atendido em suas necessidades ou dificuldades. Confiança pressupõe fé e esperança.

Fé é contar com algo ou com alguém. É entregar-se ao governo, à orientação ou aos cuidados de algo ou de alguém. A fé é a esperança no presente, enquanto que a esperança é a fé no futuro.

Esperança é a energia que nos faz lutar e vencer os desafios da vida. É mobilizar nossas forças física, mental, emocional e espiritual na realização do que nos é prometido, do que almejamos ou necessitamos.

Portanto, confiar é crer e esperar. O salmista no primeiro Salmo nos fala da pessoa que confia no Senhor. Ele compara a confiança dessa pessoa com uma árvore plantada junto às águas de um rio. Essa árvore não deixará de dar frutos em tempos de seca, pois ela estende suas raízes até as águas desse rio.

Sem dúvida, essa árvore busca seu sustento continuamente e não só em tempos de escassez. Ela dá seus frutos em tempos certos e se mantém vigorosa o tempo todo porque tem raízes profundas que buscam a energia de que necessita.

Confiança é um estado de espírito. Ter confiança é ter a energia que nos mantém animados e nos leva a praticar boas ações. É a certeza de que seremos vencedores, ainda que experimentemos o mal desse mundo. No entanto, é preciso que a mente e o coração estejam ligados ao Senhor da Vida por meio do contínuo exercício de oração e meditação na palavra de Deus, da prática do amor ao próximo e à Natureza e da vivência ética do respeito à vida em sociedade.

Com certeza não somos transformados pelo discurso do dever. Muito menos pelo simples saber das coisas. Mas, é certo de que somos transformados pelo discurso de Deus que nos sensibiliza e nos conscientiza do dever e nos faz conhecer a verdade.

Quem confia em Deus é pessoa vigilante e suficientemente humilde para admitir suas limitações. Quem confia em Deus é livre de tudo, mas tem domínio próprio para não se deixar escravizar por algo ou alguém. Quem confia em Deus é pessoa realizada e, ao mesmo tempo, vive a inquietude de participar ativa e diariamente na construção de um mundo melhor, uma sociedade mais justa e humana. Bendita é a pessoa que confia no Senhor da Vida!

P. Carlito Gerber - Pastoral Escolar IEI - Ivoti - RS


Autor(a): Carlito Gerber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8475

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br