Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

Cuidado

05/08/2009

Quando falamos em cuidado, percebemos que essa palavra soa diferente para as pessoas nas suas diferentes realidades. Mas para todas elas, o cuidado acontece quando o que está envolvido representa, de alguma forma, algo de grande valor. Se cuida, quando se quer conservar pra gente ou para outras pessoas, aquilo que se tem.

Bem no início da Bíblia, em Gênesis 2.15, nos é trazida a reflexão em torno do cuidar e do guardar a criação de Deus. A humanidade tem dificuldades de lidar com esta questão. É algo que tem muito a ver com a história pessoal de cada um/a. É reflexo de muitas coisas, especialmente da vivência no meio familiar.

Por exemplo, hoje as pessoas de idade mais avançada relatam como tinha abundância de peixes nos rios quando eram crianças. As crianças de hoje não tem mais os peixes, e os rios estão sujos, em alguns momentos com pouca água e, em outros, com água demais. A pergunta colocada para nós é sobre a forma de nossa atuação hoje para que a vida dos rios volte a ser possível. É um conscientizar-se e saber que, deste esforço, dependem os que hoje nascem.

Aos cinqüenta anos, ainda terão qualidade de vida? Essa é a pergunta que deve nortear nossa reflexão. Ter cuidado já não é um assunto tão absurdo assim. Já não são poucas as pessoas que optam por consumir verduras e frutas, usar sacolas de pano, andar de bicicleta, usar papel reciclável e assim por diante.

Enfim, a palavra cuidado tem muitos aspectos por onde se possa puxar a conversa. Cuidar e ser cuidado é uma experiência fundamental para o ser humano, para a vida como um todo. No fundo, é um saber-se cuidado por Deus Criador, o qual quer estar presente no desenrolar da vida de suas criaturas amadas. É um envolvimento com Deus Salvador, o qual é profundamente apaixonado pelo ser humano, oferecendo a redenção em Jesus Cristo. É também um desafio à criatividade, sendo o ser iluminado e inspirado pela ação do Espírito Santo, cujo sopro quer soprar um novo tempo, construído em parceria entre Criador e criaturas.

Pa. Cristiane Érica Petry - Paróquia Linha Nova


Autor(a): Cristiane Érica Petry
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8436

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br