Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Marcos 1.1-8

Prédica Investidura Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer

07/12/2014

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com cada um de nós. Amém.

Era véspera de natal. A pequena Maria ia com seu pai por uma rua escura da cidade, rumo à igreja, onde as crianças apresentariam um programa sobre o nascimento de Jesus.

Maria observava as maravilhas ao seu redor, o céu azul repleto de estrelas brilhantes. Enquanto ela e seu pai andavam, silenciosos, mas pensativos, em direção à igreja iluminada com luzes natalinas, Maria não se conteve e comentou com seu pai: “Papai, eu estava pensando – se o lado avesso do céu é tão lindo, como deve ser maravilhoso o lado direito!”

Irmãos e irmãs de caminhada nesta vida de fé, neste Sínodo e nesta Igreja!

Mais uma vez é Advento. Tempo de preparo, de arrependimento. João Batista se apresenta como aquele que prepara o caminho para o Senhor passar. Chama os seus ouvintes ao arrependimento, por causa da proximidade do Reino de Deus.

João é um pregador do deserto, que atrai multidões. Fala de um reino que está próximo. Pregou um batismo de arrependimento, de conversão e de transformação.

Tempo de Advento é tempo de refletir profundamente sobre os valores, os fundamentos sobre os quais construímos nossa vida.

Pela fé pertencemos a Deus, mas continuamos no mundo com a sublime missão de anunciar que Jesus foi, é e será o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Todos e todas nós, sem exceção, somos importantes nessa divulgação. Todos e todas nós sem exceção podemos fazer algo para anunciar o Evangelho de Cristo.

Nós somos as vozes que clamam aos desertos de corações vazios e solitários, em meio às multidões que correm nas selvas de pedras.

Não importa se temos o cargo de presidente da comunidade, de conselheiro, ou departamento, se somos zelador ou se somos o membro que vem aos cultos. O que importa é que todos nos sintamos importantes e nos coloquemos à disposição para realizar uma tarefa importante: anunciar Jesus como Salvador.

Certo dia, vi uma ilustração que achei muito bonita e significativa para nossa noite, onde tantas lideranças da igreja se reúnem, onde nossas comunidades do Sínodo, da IECLB, se encontram e se irmanam. Falava de um tijolo. Dizia o seguinte: 'O pedreiro colocava os tijolos sobre a camada de cimento. Sobre aquele tijolo, mais cimento e outros tijolos, sem perguntar se eles queriam estar ali ou noutra camada. As paredes cresciam. A casa ia sendo levantada bonita, alta e sólida. Pobre tijolo, enterrado no meio da parede escura, escondido, onde ninguém o vê, mas ali onde foi colocado desempenha o seu papel'.

E como conclusão dizia: 'Senhor, que importa que eu esteja na cumeeira da porta de casa ou em seus alicerces, contanto que eu esteja fiel, bem no meu lugar, na tua construção.'

Não importa onde agimos, o quanto aparecemos e somos notados, mas que possamos ser fiéis e nos sentir úteis no lugar, na construção do Reino de Deus. Assim desejo que todos neste Sínodo e nesta IECLB se sintam úteis em seu lugar, na construção do Reino de Deus.

E assim como a pequena Maria, chegamos à conclusão que o céu só pode ser mesmo lindo. Pois é morada do nosso Senhor, que deixou sua morada celeste para viver conosco na Terra. Emanuel – Deus Conosco.

O meu convite, como pastora sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, é: não fiquemos de braços cruzados na obra do Reino de Deus, mas procuremos fazer a nossa parte com fidelidade e alegria, o melhor possível para que mais pessoas vejam o céu aberto e possam receber nossa mensagem de esperança, consolo e alegria.

Sejamos mensageiros desta esperança, pois divulgar o Evangelho sempre é resposta da fé ao amor de Deus.

João Batista, as Sagradas Escrituras convidam, ainda hoje, todos para uma mudança realmente significativa na vida. Uma mudança que transforma a raiz das relações entre as pessoas neste mundo. Se esta proposta for assumida com empenho e dedicação, ela lavará o que está sujo; transformará o que precisa ser transformado. E a humanidade verá a salvação que Deus dará.
 João fala que vem alguém depois dele e que é mais importante do que ele mesmo. O seu caminho precisa ser preparado.

O que Deus espera de nós são nossas atitudes bem concretas e o nosso compromisso com a verdade, com o bem, com a justiça, com a proposta de vida plena que Jesus veio trazer. Amém.
 


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31186

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br