Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Cuidado com a língua!

03/09/2020

“É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!” Tg 3.5

Talvez você já tenha ouvido a expressão: “cuidado com a língua!”. Esta pequena frase nos alerta para o poder que uma pequena parte do nosso corpo tem: a língua. E como nós lemos no texto bíblico, ela é comparada a uma “pequena chama” que pode dar início a um incêndio em uma grande floresta.

Pensemos em uma grande floresta. Quanto tempo ela demorou para ser formada; quantas árvores; quantos animais; tudo pode pegar fogo em instantes com uma pequena chama. Em minutos o que demorou anos para crescer é destruído pelo fogo. Este é o poder da pequena chama, este é o poder da língua.

A língua nos possibilita expressar com palavras o que temos em nossa mente ou em nosso coração, como fala Jesus: “Pois a boca fala do que o coração está cheio.” (Mt 12.34b). Deste modo, a língua tem o poder de incendiar, tanto no sentido de acabar com tudo, como de inflamar, aquecer, trazer ânimo aos desalentados. O texto nos alerta para o poder destruidor da língua, mas podemos usá-la para edificar.

Como cristãos todos somos chamados a ser sal da terra e luz no mundo. Em meio ao caos somos chamados a dar testemunho da nossa fé. E por isso temos que cuidar com a língua. Cuidar para não colocar fogo na floresta. Cuidar para não falar o que não gostaríamos em um momento de raiva ou discussão. Ou falar o que não sabemos, e assim, ser uma pedra de tropeço na vida de alguém.

Para que possamos controlar a nossa língua e usá-la somente para missão de Deus, precisamos encher o nosso coração e a nossa mente com o que é bom, com os frutos que o Espírito de Deus nos dá: “amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.” (Gl5.22)

Diante das incertezas da vida cuidemos da nossa língua para que possamos ser um cristo para o outro e não uma pedra de tropeço. Amém.

Oração

Amado Deus, ajuda-nos a cuidar da nossa língua. Que de nossa boca saiam somente palavras de ânimo e esperança. Envia sobre nós o teu Santo Espírito e nos conceda humildade de reconhecer as nossas falhas e coragem para corrigi-las. Que possamos propagar amor, paz, alegria, paciência, delicadeza, bondade onde quer que estejamos. É o que Te pedimos, em nome do teu filho Jesus Cristo, nosso salvador. Amém.

Diác. Dério Milke
Paróquia União
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br