Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da Semana: Início e fim de tudo!

19/11/2020

Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22.13)

Mais um ano eclesiástico chega ao fim. Registramos em 22 de novembro o último domingo do ano eclesiástico ou ano da Igreja, também chamado de Domingo Cristo Rei. Dia 29 de novembro celebraremos o início do Advento, um novo ano da Igreja, um tempo de preparação para o Natal.

O lema desta semana, conforme Apocalipse 22.13, nos convida a refletir: Como foi o ano eclesiástico, da Igreja? As datas do calendário litúrgico foram celebradas? O que significou para minha vida de fé celebrar cultos online? Do que mais senti falta: do canto comunitário, das orações, da pregação, da santa ceia ou da convivência com as pessoas da comunidade? Tive mais alegrias e realizações ou mais frustrações e decepções? Houve mais gratidão ou mais rancor? Houve perdas dolorosas ou não? Em tudo o que vivi o que alicerçou a minha vida?

Verdade é que no final de um ano eclesiástico também não podemos esquecer o contexto no qual estamos inseridos. Passamos um ano difícil e ainda estamos tateando em meio à insegurança, nos perguntando como será o novo ano.

O que a palavra de Apocalipse nos ensina? Alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego (a língua em que foi escrito o Novo Testamento e a língua mais falada nessa época): Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω). O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra. Isso já nos ajuda a compreendermos melhor a expressão bíblica.

Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e o fim de tudo (Ômega).

É bem certo que muitas coisas nós não compreendemos e nossos questionamentos são grandes. Mas nem tudo precisamos compreender, mas sim, crer.
Nem tudo são perdas. Assim foi também durante este ano. Aprendemos muito e conseguimos firmar a nossa fé.

Lembremo-nos que Deus é eterno. Ele sempre existiu e sempre vai existir. Ele não muda e não existe outro Deus além dele (Isaías 44.6). Tudo está em Suas mãos. Toda a vida começa e acaba em Deus. Ele nos dá a vida e nos forma com amor e cuidado (Salmos 139.13-14). No fim da vida teremos de prestar contas a Deus por tudo o que fizemos.

Temos um novo ano eclesiástico pela frente. Que tal celebrar cada data, cada acontecimento da vida da Igreja com mais intensidade? Seja em casa, online ou, conforme a pandemia for amenizando, presencialmente?

Oração: Misericordioso Deus, tu farás chegar o teu grande dia
sobre todas as pessoas.
Protege-nos com a tua graça.
Fortalece a nossa esperança para a vinda do teu dia,
em que o teu sol brilhará para sempre e
estaremos contigo na eternidade.
Dá-nos esperança e paz, dá-nos bênção, dá-nos fé!
Dá-nos a luz do teu olhar, dá-nos teu amor!
Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Sínodo Nordeste Gaúcho
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br