Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana: Paciência e coragem

10/09/2020

“Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”. Romanos 15.4

Ah! Se vendessem paciência e coragem nas farmácias e supermercados... muita gente iria gastar boa parte do salário nessas mercadorias tão raras hoje em dia.

Todas as manhãs, quando acordo, faço minha oração. Agradeço pela noite de descanso, pela vida, por mais um dia. E entre as diversas coisas que peço sempre estão paciência e coragem. Paciência para não me entregar ao desânimo diante das minhas fraquezas. Coragem para continuar superando as dificuldades.

Já houve quem dissesse que a paciência é a mais heroica das virtudes, justamente porque aparentemente não tem nada de heroico. Ninguém mais tem paciência para nada. Grande parte das pessoas vive uma impaciência constante. Há um ditado chinês que diz: “Vê-se um ovo e já se quer ouvi-lo cantar”.
Na vida é assim, qualquer coisa que tenha valor requer paciência.

Pergunte para alguém que você saiba que é ansioso demais, onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você? Onde quer chegar? Está correndo tanto para que? Por quem? Seu coração vai aguentar?

E agora, neste tempo de pandemia, a falta de paciência está se evidenciando. Além de não ter paciência para esperar, para esperançar, também estamos com medo; falta-nos coragem.

E a nossa coragem, onde está? A nossa coragem deve estar fundamentada no poder de Deus.

Dizem que “as dificuldades surgem exatamente para demonstrar para nós o quão corajosos somos; nunca para nos derrubar.”

Coragem tem a ver com olhar para o próximo. Ser alguém, sobretudo, ajudador, fazer algo simples e óbvio para ajudar outras pessoas.

Uma dica: olhe ao seu redor e ofereça o que a pessoa pareça estar precisando: uma palavra de conforto; uma refeição entregue em casa; uma orientação com o uso da tecnologia…

Paciência e coragem é o que precisamos agora! Paciência para esperar mais um pouco para sair, dar nossos passeios, visitar família e amigos, para abraçar. Coragem para enfrentar os novos desafios que a pandemia nos impõe. Tudo vai passar. Só não passa a bondade e a misericórdia de Deus.

Oração:

Ó Deus, só tu sabes o caminho para mim. Isso me basta.
Conheces-me até o fundo dos meus pensamentos.
Tu não me abandonas.
Obrigado por esse amparo e conforto.
Obrigado por tal apoio e firmeza.
Obrigado porque só queres o meu bem.
Obrigado por tudo que me dás.
Obrigado por tua fidelidade.
Tu vais à minha frente para mostrar o caminho.
Enche-me de paciência e coragem pois quero ir contigo.
Tu serás Senhor também no dia de amanhã. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br