Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

Meditação da Semana - Pandemia: Momentos difíceis - Como suportá-los?

01/10/2020

Em Jeremias 29.10 lemos: “O Senhor Deus diz ainda: Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria”.

Quando o povo de Deus estava exilado na Babilônia, falsos profetas lhe garantiam que, muito em breve, retornaria a sua terra. O Profeta Jeremias, porém, tem outra versão: o povo permaneceria no exilio ao longo de setenta anos.

Setenta anos? Como suportá-los? No início da pandemia do Novo Coronavírus (COVID19) imaginávamos que em 60 dias tudo iria voltar ao normal. Já são em torno de 150 dias que vivenciamos o afastamento social, usamos máscaras, não celebramos em nossos templos... Cento e cinquenta dias, e estamos com dificuldade em viver assim. Podemos imaginar 70 anos? Deus lembra os exilados de seu amor demonstrado no decorrer da história, principalmente durante a peregrinação pelo deserto. Com base no amor de Deus, o profeta leva o povo a olhar para frente com fé e esperança. Promete libertação, retorno à terra e vida feliz.

Como nós suportamos as situações difíceis da nossa vida? Como suportamos o isolamento social neste tempo de pandemia? Sem visitas, sem encontro da OASE, sem encontro da LELUT, sem Ensino Confirmatório, sem Encontro de Jovens, sem culto...? É decisivo olhar para os grandes feitos de Deus em nosso favor, principalmente para o calvário. Na cruz Deus mostrou concretamente que ele nos ama. Ora se Deus nos ama ele não nos abandona. Com os olhos no passado podemos olhar esperançosos para frente, mesmo em meio a uma pandemia. Confiemos em Deus, que nos assegura: “Eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno”. (Jeremias 31.3)

ORAÇÂO

Senhor, Deus de amor, obrigado por ter acompanhado o povo exilado na Babilônia por setenta anos, até chegarem à terra prometida. Gratidão pelo teu grande amor que permanece até hoje, para acompanhar-nos a cada dia de nossas vidas, especialmente neste período de Pandemia. Gratos somos pelo cuidado que tens para com cada um e cada uma de nós. Amém!

Pastora Marlei Adam Arcari
São Vendelino
 


Autor(a): Marlei Adam Arcari
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 29 / Versículo Inicial: 10
ID: 59263

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br