Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905
sinodongaucho@gmail.com
ID: 11

O advento faz diferença?

Meditação

20/11/2009

Como uma sentença podemos afirmar: SIM! Advento faz muita diferença. Advento se ressalta sobre outras épocas, porque é na passagem pré natalina que saímos muito das nossas rotinas. Falamos mais da paz, do amor e em como nos preparar para receber Jesus Cristo. Enfeitamos nossas casas! Compramos mais presentes! Nos lembramos mais dos amigos e lhes enviamos cartões de Natal!

Aliás, a época de Advento é conhecida como aquela que mexe com as nossas emoções. Sim, é um período que nos leva de volta à infância, quando, com muita alegria, nos reuníamos com a família em torno da Coroa de Advento. E, enquanto a chama consumia lentamente a vela, cantávamos hinos natalinos e ouvíamos as histórias narradas pelos pais.

Com certeza, muitos de nós, se lembram com saudades, daqueles momentos. Pode ser que ainda hoje este maravilhoso ritual continua sendo praticado em nossas casas. Não é por acaso que a época de Advento é conhecida como sendo bem diferente das demais.

Advento faz a diferença porque, além de tocar mais profundamente nosso íntimo, ele nos aproxima mais do Salvador. Mas esta aproximação só é possível mediante a ação do Espírito Santo e a nossa vontade. Sozinhos jamais conseguiremos trilhar o caminho que nos leva a viver o Advento de tal modo que Jesus Cristo seja o centro.

Como nós vivemos hoje a época do Advento? Quando é que nos sentamos e em silêncio, com o pensamento fixo em Deus, contemplamos o queimar de uma vela? Se não nos foi ensinado na infância ou hoje o significado do Advento, onde buscamos a resposta? Cientes, podemos afirmar que o Advento não se resume apenas em coroas e velas... Advento é muito mais. Advento faz tanta diferença em nossa vida, que não podemos deixar de dizer: Deus, aqui estamos, transforma-nos assim como o barro é transformado pelo oleiro, para que, juntos façamos a diferença de te agradar, cuidando da vida, repartindo o que temos, vivendo em comunhão contigo, testemunhando a nossa fé, praticando a justiça, orando para que assim como queremos ser limpos e puros por dentro, também deixemos tudo limpo e puro ao nosso redor.

Convido fecharmos os olhos, permanecer em silêncio e responder a pergunta: qual o meu compromisso com a vida que Deus me deu? Compromisso! É exatamente isto que cada um de nós, como cristãos, têm a cada dia e não só na época do Advento. Compromisso nos compromete com algo! Nos compromete com o outro! Juntos podemos, sim, fazer a diferença para que os humanos, os animais, os rios as plantas, os pássaros possam respirar ar puro e viver como se todo dia fosse uma grande expectativa de espera pela vinda de Jesus Cristo. Sim, viver em constante Advento.

Juntos podemos fazer da época de Advento e dos outros dias uma surpreendente diferença, no mundo que Deus criou e nos deu de graça. E por amor à vida, desejamos que todos os que estão “preparando o caminho” para o Dia da Igreja 2010, em Caxias do Sul, sintam-se amparados por Deus e confiantes nas palavras: “Juntos fazemos a diferença”

Juntos podemos cuidar e assim preservar a vida no nosso planeta. Estamos nos preparando para festejar mais um aniversário daquele que “se fez carne e habitou entre nós”. A palavra preparar nos remete para as palavras do profeta Isaías quando disse: “Preparai o caminho do Senhor” (Isaías 40.3).

Nós sabemos como preparar este caminho? Que Este Advento nos desperte mais cuidado com a vida e ao prepararmos o caminho do Senhor, saibamos orar: Seja feita a tua vontade. Amém.

Diaconisa Holdi Clarice Trein - Lar OASE - Taquara


Autor(a): Holdi Clarice Trein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7397

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br