Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

O Rio de Deus

27/01/2009

Moro em São José do Hortêncio, que é banhada pelo Rio Cadeia. Em alguns lugares ele oferece lugares privilegiados para descanso e lazer, como junto à ponte, na divisa com Presidente Lucena.

Num desses dias de calor, sentado na areia e molhando os pés em suas águas frescas e calmas, lembrei-me que a Palavra de Deus várias vezes fala do rio como símbolo de bênção, de alegria e de paz.Por onde passa vai trazendo vida e alegria para pessoas, animais e plantas. Enquanto corre vai renovando toda a Criação. Que bela inspiração para o que Deus oferece aos seus filhos: vida em abundância!Jesus Cristo falou de rios de água viva. São suas palavras: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Aqui a água é símbolo do Espírito de Deus, ou seja, da vida que provém do próprio Deus e que alcança outras pessoas num processo de constante renovação. Assim como o rio natural leva suas bênçãos a tudo e a todos, também a água da vida. Onde ela chega, tudo se faz novo: onde havia morte, passa a haver vida; onde havia tristeza e frustração, passa a haver alegria e ânimo; onde havia resignação, passa a haver esperança.

O rio que corre calmamente também é símbolo de paz. De fato, faz muito bem olharmos para suas águas com seus intermináveis movimentos em torno das rochas, seu barulho suave e sua brisa refrescante. O profeta Isaías usa essa figura ao dizer que a paz vem como resultado de se obedecer aos mandamentos de Deus: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar”. Ao falar da felicidade futura de Jerusalém, Deus promete “estender sobre ela a paz como um rio”. E, no último capítulo da Bíblia, fala-se do rio da água da vida, que sai do trono de Deus e em cujas margens está a árvore da vida.

Que possamos aprender a valorizar muito mais o que Deus nos dá por graça, seja no sentido material, seja no espiritual. O princípio é o mesmo e os resultados também. A bênção é prometida a todas as pessoas que respeitam a vontade do Senhor – nada lhes faltará, mas terão vida em abundância. Se a consciência ecológica nos faz respeitar a água e os rios, a consciência espiritual nos deve levar a respeitar a vontade de Deus em todas as áreas. Do contrário, não poderemos esperar bênçãos, mas somente inquietações. Portanto, que esses dias de verão nos levem de encontro às águas claras e limpas e que elas nos inspirem a andar com Deus, a verdadeira fonte da água viva!

P.Claúdio Röhsig


Autor(a): Claúdio Röhsig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8461

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br