Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

O Sínodo Nordeste Gaúcho na história

Nossa história como Igreja é marcada por migrações. Em 1824 chegaram os antepassados alemães que iniciaram de forma intensa a colonização e a confissão luterana. Entre eles, muitas famílias de agricultores e artesãos.

Chegaram com seus sonhos e sua história. A maioria dos membros de nossas comunidades é descendente dessa gente humilde e persistente. A Bíblia, o hinário e o livro de orações eram, muitas vezes, o que alentava sua esperança quando a saudade e o desespero superavam a bravura. A fé se vincula à cultura. A tradição foi, muitas vezes, o gancho para não perder o pouco que se conseguiu trazer da raiz.

Somente 125 anos após a chegada dos primeiros evangélico-luteranos ao Brasil, formou-se a Federação Sinodal, quem em 1968 - 19 anos mais tarde constituiu-se numa Igreja Nacional, caracterizada por um forte movimento de êxodo rural. Sabemos que quem sai da roça e vai morar na cidade, leva junto também as suas tradições e seus costumes.

Em fevereiro de 1997, no Concílio Extraordiinário de Ivoti - RS, aconteceu a nova mudança na estrutura da IECLB. A Igreja organizou-se em 18 Sínodos, cada um deles recebendo a responsabilidade de planejar e dinamizar o trabalho eclesiástico na sua área geográfica. O Sínodo é uma estrutura a serviço das comunidades e paróquias. É esta sua razão de existir.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br