Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Reforma - Um desafio diário

24/10/2008

O dia 31 de outubro marca para nós “protestantes” uma data muito especial. Lembramos o dia da “Reforma Luterana”, acontecida no ano de 1517, com Martinho Lutero. Ele que foi um instrumento muito importante nas mãos de Deus para acordar a Igreja da época, para colocá-la  novamente no caminho certo.

Lutero me faz lembrar da história de um sino, na qual ele fala de si mesmo, dizendo:  “ Eu sou um sino. Já estou velho. Estou há muitos anos no alto da torre. Eu vejo a cidade toda. Mas as pessoas quase não me enxergam. Só me escutam. Muitos nem lembram de mim, não me visitam, não entendem a minha linguagem. Eu sou feliz, pois sei que estou cumprindo uma tarefa que é muito importante. Chamo as pessoas para o culto, anuncio as horas. Com certeza algumas pessoas não gostam de mim, pois eu as acordo e lembro que a comunidade está se reunindo. Antes de iniciar o culto, escuto as pessoas conversando, falando sobre seus problemas, suas alegrias. Às vezes gostaria de dar um palpite, mas quem iria me ouvir? Me manifesto quando é minha hora e silencio quando devo. Desempenho assim a minha tarefa que é tão importante na vida de tantas pessoas.....” 

 Martinho Lutero foi, na sua época, um sino muito importante, que deu seu sinal, chamando a atenção para as lideranças da Igreja. Ele viu a situação, ele percebeu as necessidades, notou como a Igreja tinha se desviado do caminho, da verdade, da vida. Como um sino ele badalou, se manifestou,  apontou caminhos para as mudanças necessárias. Chamou a atenção para que novamente se desse  espaço e atenção para a Palavra de Deus. Através dela, entendeu quem é Deus e o que ele espera de cada um de nós: a fé na obra de salvação por graça, realizada por Jesus Cristo. Não por merecimento, não por pagamento, não por boas obras. E isso ficou claro na Palavra do Apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos 1.17: “ O justo viverá por fé”.

Esta reforma iniciada por Lutero quer continuar pelos tempos afora como um desafio diário a cada um de nós. Ser uma Igreja sempre em reforma, sempre em mudança, para acertar o passo na fé em Deus e na vivência diária dessa fé.

      Que Deus continue nos abençoando e que o nosso “Elo Comunitário” possa ser esse sino que nos acorde, que nos motive, que nos ajude a caminhar como comunidade cristã.
                                                                                                                P. Jair Hoch

Links interessantes:
Vida de Lutero - Site da CIL - Comissão Interluterana de Literatura

 


Autor(a): Jair Hoch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8454

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br