Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

Celebração Virtual do Sínodo Noroeste Riograndense em Solidariedade a Todas as Vítimas da COVID-19

17/07/2020

CELEBRAÇÃO VIRTUAL DO SINODO NOROESTE RIOGRANDENSE EM SOLIDARIEDADE AS TODOS AS VITIMAS EM CONSEQUENCIA DA COVID-19

1 - Acolhida. (P. Mauri) Graça e Paz estejam com vocês que abriram suas casas, em especial o seu coração, para que, nós como Sínodo Noroeste Riograndense, pudéssemos entrar e celebrar e nos irmanar, mesmo de forma virtual, em solidariedade com todas as vítimas que a COVID-19 já fez e ainda fará, que somos todos nós. Em solidariedade e unidade colocamos em nossas casas e comunidades durante a semana uma cruz com um pano preto e flores, assim temos também aqui na escada dessa igreja uma cruz formada por de velas acesas e que querem simbolizar cada um/a de nós  e, que assim como a luz dessas velas ilumina essa escadaria, desejamos que a Palavra, sobre a qual vamos refletir e meditar, possa nos iluminar na nossa caminhada como Igreja e lutar em prol da vida digna e abundante para todos/as. Pois,  quando o povo de Deus se reúne para celebrar ele faz o que? Traga-nos, Ernani Luiz, em forma de louvor a resposta dessa pergunta.                       
 
2 -  Hino. Quando Povo se reúne. (Ernani Luiz)
 
3 - Saudação Apostólica. ( Pa. Eliana)
 
Quando o povo se reúne, mesmo que seja de forma virtual, para a Deus juntos louvar, ele não se fecha em si mesmo, não esquece de amar, pois quando em silêncio se põem a orar, não só pede por si mesmo, mas dos pequenos e fracos quer lembrar. E ao   Evangelho atentamente ouvir percebe que há mil vozes a iludir. Por isso não nos reunimos em nosso nome, mas, em nome do Deus que se manifesta como um Pai bondoso e mãe amorosa, do Filho Redentor e do Espirito Santo que nos une e congrega na fé. Amém.
Ao Deus da Vida testemunhamos cantando com o grupo Ágape de Santa Rosa.
 
4 - Louvor. (Ágape).
 
/:Vida eu te quero, vida eu te quero, vida és tu meu Deus. :/ Eu te quero na luz, eu te quero na flor, eu te quero no irmão, eu te quero no amor.
 
Introdução do Kyrie. (Pa. Betina) Neste momento, no mundo, vivemos tempos de medo e dúvidas! Tantas dores nos afastam da presença de Deus, dentre elas está a terrível PANDEMIA da Covid-19. Mas, Jesus disse que veio ao mundo para que nós tivéssemos vida, e em abundância. Por isso, queremos pedir a Deus que tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todas as suas criaturas, recolhemo-nos e clamamos.
 
( P. Tiago)  Senhor, suplicamos por todas as vítimas da COVID-19, pessoas de perto ou de longe, conhecidas ou desconhecidas, pessoas do mundo inteiro que perderam a vida, esta vida que ganhamos de presente das tuas bondosas e graciosas mãos, por tudo isso clamamos:
 
Ágape. Tem, Senhor, Piedade.
 
( Diac. Carla)  Tu sabes Senhor o quanto dói perder um ente querido. Por isso clamamos por piedade a todas as famílias enlutadas em especial àquelas que não puderam se despedir dignamente de seus entes queridos devido COVID 19. Por essas famílias clamamos:
 
Ágape. Tem, Senhor, Piedade.
 
( P. Nestor)  Também Senhor não podemos esquecer das tantas outras dores em nosso mundo e País. Tem piedade das vítimas das enchentes, dos Povos Indígenas, de todas as pessoas que sofrem: violência doméstica, discriminação social e racial, fome e desemprego; pela destruição da natureza e por todos aqueles e aquelas que estão na linha de frente no combate ao corona vírus. Pelas dores deste mundo clamamos:
 
Ágape. Tem, Senhor, Piedade.
 
5 - Introdução para as leituras Bíblicas com a oração cantada.
 
( P. Roberto) Caros irmãos e irmãs! Deus nosso criador e doador da vida é fiel e justo, ouve o clamor de seu povo e vem a ele através de sua Palavra. Por isso nesse momento nos recolhemos em nosso íntimo e assim nos preparamos para ouvir a Palavra de Deus. E isso queremos fazer através da oração cantada.
 
6 - (Ágape). Estou pronto, Senhor, para ouvir-te falar, faz-me entender teu querer, faz-me servir-te melhor. Enche meus dias de amor, transborda em graça o meu viver, dá paz a meu coração, dirige o meu caminhar. Fala, Senhor, fala comigo, Senhor. Fala Senhor. Todo o meu ser te ouvirá.
 
7 - (P. Ademir) A primeira leitura Bíblica nós encontramos no Livro de Salmos 121 e que nos diz assim:
 
8 – (P. Ademir) Leitura do Salmos 121:
 
9 -  (Pa. Ligiane) Neste momento também queremos acolher e aclamar em nosso meio o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo que encontramos no Evangelho Mt 25. 34-46 cantando Aleluia.
 
10 - (Ágape) Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.
 
11 - (Pa. Ligiane) Leitura: Mt 25 34-46:
 
12 - (Pa. Ligiane) Até aqui a Palavra do Senhor. Essa palavra que ouvimos é a Palavra de Vida e Salvação para todos/as que a ouvem, guardam e praticam e em resposta a palavra ouvida testemunhamos:
 
13 - (Ágape). Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar
 
14 - (P. Ademir)  Em preparação à pregação queremos cantar agora com o grupo instrumental e vocal da Vila Sete de Setembro o Salmo 121: (Eu me viro pra todos os lados)
14-         ( Grupo instrumental e vocal da Linha Sete Paróquia Guarani) Hino. Salmo 121
 
15 - Prédica: (Pa. Presidente Sílvia Beatrice Genz)
      (Pa. Sílvia) Em resposta a palavra ouvida queremos confessar a nossa fé através do hino: Creio, Senhor, que és Deus, com a Banda Glim de São Borja.
 
16 - (Banda Glim de São Borja) Hino: Creio, Senhor que és Deus
 
17 - Oração de Intercessão
 
(P. Eloi) Amado e bondoso Deus. O poeta salmista já cantava: no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos (Salmos 73:28). Como são belos os gestos de solidariedade nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Como estes gestos de solidariedade são importantes e necessários para cada pessoa, em suas mais diferentes situações.  Por isso, pedimos ó Deus:
 
Hino: Inclina, Senhor, teu ouvido. – 198 LdC
 
(Cat. Edir) Nesse tempo de dor, de luto, de saudade, de desejos, tu, Senhor, colocaste pessoas em nossos caminhos que não esperávamos. Cada qual está contribuindo do seu jeito, com as suas possibilidades, para amenizar sofrimentos. Pessoas que trabalham nos supermercados, nas farmácias, no recolhimento do lixo, as que fazem o transporte; aquelas pessoas nos centros hospitalares que são as responsáveis pela higiene e limpeza, as profissionais da saúde. Tantas frentes de trabalho, de lutas, de vidas que se unem para que todas as pessoas tenham vida digna. Gratos te somos, por esses profissionais, por teres cuidado destas pessoas, homens e mulheres de luta e de solidariedade e compaixão. Por isso, pedimos ó Deus:
 
Hino: Inclina, Senhor, teu ouvido. – 198 LdC
 
(Pa. Louraini) Deus sobre vida e morte, faze-nos compreender que nossas vida estão em tuas mãos, que aquelas pessoas que morreram com fé em ti estão guardadas. Sê presente com todas as famílias, amigos, amigas, comunidade de fé e pessoas que perto e longe sofrem com a dor do luto e da impossibilidade de uma despedida. Tempos de pandemia, tempos de manter o distanciamento. Na dor, a distância dói ainda mais. Seja presente! Acolhe! Aquece! Abraça! Consola! Dá esperança! Dá ousadia para continuar a caminhar com os pés firmes neste chão! Por isso, pedimos ó Deus:
 
Hino: Inclina, Senhor, teu ouvido, escuta o nosso clamor. – 198 LdC
 
(Mis. Felipe) Em solidariedade e em fidelidade ao Deus e Senhor da nossa fé, aquele que nos presta socorro e que é Deus Criador do céu e da terra, nos unimos, com irmãos e irmãs que compõem a nossa caminhada de fé, do mundo inteiro. Graças e Louvor a Deus, pela boa oportunidade de celebrar da fé e de viver e vivenciar o ser igreja de Jesus Cristo, viva e atuante. Reconhecendo, nas pessoas humildes, sofridas e, em meio à miséria da sua dor, o Cristo crucificado que nos dá a oportunidade de ser gesto e gestar ações de ressureição e vida nova, vida eterna. Acolhe a toda dor e clamor, em meio aos sofrimentos de nosso tempo, quando, em unidade, oramos a oração que nosso Mestre e Senhor nos deixou, dizendo juntos e juntas:
 
(Mis. Felipe)  Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.  Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.  O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre; amém!
 
18 - (Mis. Felipe) Antes da bênção final queremos cantar acompanhados pelo casal Graziele e Francis de Horizontina a Oração do Cuidado.
 
Hino: Graziele e Francis de Horizontina: a Oração do Cuidado.
 
19 - Benção. (Pastor Sinodal)
 
Que as dores da vida, te deem forças para prosseguir.
Que as lágrimas que caem do teu rosto, sensibilizem os corações.
Que a brisa que toca a tua face, seja o amor de Deus a acariciar o teu rosto.
Que a escuridão não represente o fim, mas a esperança de um novo dia, iluminado pela luz divina.
Que o sol a brilhar no horizonte, seja o sorriso de Deus vindo ao teu encontro.
E que a paz que vem do alto te fortaleça, console e ampare, pois é a graça de Deus a te abraçar e acalentar.
Assim te abençoe e te guarda o Deus Misericordioso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 
Envio: ( P. Vilson.)
 
Irmão, irmã.
O Apóstolo Paulo escreve: “Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. ... Por isso, quando sou fraco, então é que sou forte.” 2 Co 12.9 e 10.
Assim, que a esperança, que é fruto da fé, te acompanhe; Que o amor, que é a essência do próprio Deus, seja o aroma da vida em teu ser; E que a paz de Cristo seja a força do Espírito Santo a te guiar pelo caminho.
Por isso, a paz e o amor Deus sejam contigo e permaneçam contigo hoje e sempre. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br