Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE



ID: 2543

OASE EM IBIRAMA

103 anos de história

28/08/1914

página 36 15x21
página 34 15x21
pagina 06 15x21
página 27 15x21
página 39 15x21 com texto
ata fundação com texto
Ata fundação oase com texto pg 2
documentos fundação 000 com texto
documentos fundação 001 com texto
documentos fundação 002 com texto
1 | 1
Ampliar

28.08.1914 - Nasce a 4ª “Sociedade Evangélica de Senhoras” em Santa Catarina

A “Sociedade Evangélica de Senhoras – Hansa”, precursora da atual OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Ibirama, foi fundada em 28 de agosto de 1914 pelo Pastor Dr. Paul Aldinger e pela senhora Emma Deeke *Rischbieter, esposa de José Deeke, na época diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática, com o intuito de contratar uma irmã – Gemeindeschwester - para auxiliar nos trabalhos comunitários, fato que não se concretizou por causa da 1ª guerra Mundial. Assinaram a lista de presenças da assembleia de fundação, além do pastor, 54 senhoras de Hamônia mais 9 senhoras de Rio Sellin. Já no dia 06 de setembro daquele ano uma segunda assembleia aprovou os estatutos da associação. 

Em 27 de setembro a presidente Emma Deeke e a tesoureira Frau Kretzschmar visitaram as comunidades de Rio Rafael e Neu Bremen – Dalbérgia para divulgar o grupo recém criado. E no dia 11 de outubro fizeram o mesmo em Rio Sellin

No período da 1ª guerra o grupo se reuniu na clandestinidade. Não há registros daqueles anos, apenas relatos posteriores que mencionam o período.

Com o fim da 1ª guerra e a chegada do pastor Hermann Grimm, pensou-se que sob a direção da esposa deste, o grupo poderia retomar seus trabalhos, mas ela não pode assumir esta tarefa.

Apenas com a chegada do pastor Wilhelm Brick em fins de 1926, que veio solteiro e acompanhado dos pais, é que em 03 de junho de 1928, o grupo retoma o trabalho, elegendo nesta data uma nova diretoria, que teve como presidente Emma Deeke, tesoureira Anna Müller e secretária Else Brick (mãe do pastor). O principal objetivo, a partir de 1928, foi auxiliar nas despesas da comunidade evangélica e do hospital. Nesta reunião estiveram presentes 26 senhoras. 

Em 1933, houve o processo de renovação, aprovação e registro do Estatuto da Sociedade.

Entre 1938 e 1948, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, as reuniões do grupo aconteciam na clandestinidade novamente, já que o idioma usado nos encontros era o alemão.

Em 22 de março de 1938 ficou registrado em ata o sonho de criar um jardim de infância.

Em 06 de julho de 1948, após a chegada do pastor Rolf Dübbers e sua esposa Lydia, as reuniões do grupo foram retomadas e seguem ininterruptas até os dias atuais.

Dentre tantas preocupações e iniciativas lideradas pela OASE, uma mobilizou o grupo no ano de 1957. Com a finalidade de dar uma maior atenção e formação às crianças, foi criado o “Jardim de Infância Monteiro Lobato”. Em 07 de outubro de 1957 este espaço foi inaugurado. Este projeto foi mantido pela OASE por 43 anos, até 13 de dezembro de 2000, quando o Jardim teve suas atividades encerradas. 

Através do grupo de OASE de Ibirama, as mulheres evangélicas luteranas de Ibirama celebram, no decorrer deste ano, 103 anos de ação voluntária para a edificação da comunidade e, conseqüentemente, da vida de Ibirama.
Atualmente, o grupo concentra suas forças em ações solidárias para instituições existentes na cidade: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ibirama, Corpo de Bombeiros Voluntários, Capela Mortuária, entre outros. Continua sempre sendo sujeito da história, sem jamais esquecer de seu lema: “Comunhão – Testemunho – Serviço”.


Dabnei Suani Howe e Pastor Cristov Kayser

A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br