Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus - Mateus 4.4

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

21/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Jefferson Schmidt, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Paróquia da Araucárias, com sede em Irati. O tema da nossa reflexão de hoje é: Pão e Diálogo.

Quando lemos em Mateus 4.4: “Jesus respondeu: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

Compreendemos que para viver não basta somente o pão, o alimento perecível. É preciso mais, é preciso saciar-se da Palavra de Deus.

Jesus pede que possamos nos empenhar mais pelo alimento que permanece, e não apenas pelo alimento perecível. Esse empenho deve ocupar a vida da pessoa cristã em sua totalidade. O verdadeiro pão do céu quem dá é o Pai. E o pão do céu é o próprio Jesus, que veio dar a vida eterna àquelas pessoas que o buscam. Vida eterna significa uma existência reconciliada com Deus. Por isso, essa vida inicia-se já aqui na história que escrevemos a cada novo dia. Quem vai a Jesus nunca mais terá fome nem sede. Vida cristã é uma vida permanente junto aquele que sacia nossa fome e nossa sede.

Ao lado do pão que sacia nossa fome, Jesus mesmo se compara a esse pão e nos diz que ele é o pão da vida. Assim, Jesus quer saciar a fome e a sede que brotam do interior de cada pessoa. Ao enviar seu filho ao mundo, Deus reconhece a nossa fome e sede e quer nos alimentar. Dessa forma, não permite que ninguém morra sem ter comido do pão da vida.

Somos pessoas vocacionadas para ser mais solidárias, mais humanas, mais atentas às necessidades das pessoas ao nosso redor, necessidades essas que vão desde o pão até o abraço que reconforta e reanima. Quando sentimos que estamos perdendo essas qualidades, é hora de novamente nos alimentarmos do pão de Cristo, o pão da vida. Cabe aqui mais uma constatação. Como nutrir-se desse pão? Cada um pode nutrir-se individualmente, com sua espiritualidade. Mas a comunidade é o lugar central da busca pelo pão. Aqui Deus nos serve com sua palavra, alimento para a nossa fé.

Aceitar este pão que Jesus oferece transforma o jeito de viver aqui no mundo e no relacionamento com as pessoas e a criação. Agradeçamos pelo pão de cada dia, pelos sinais do amor de Deus que este pão nos dá e, através dos sinais, deixemos que o Cristo nos abra olhos e coração para os outros, para que sejamos pequenos sinais do amor de Deus.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.


Autor(a): Jefferson Schmidt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61707
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br